Tamanho do texto + -

Jovem Aprendiz


Preocupada com a questão social, a CMB implantou, em 1994, o Programa Jovem Aprendiz, um convênio com a Fundação para Infância e Adolescência (FIA). Na época, o objetivo era propiciar aos jovens o convívio e o aprendizado em um ambiente de trabalho, realizando atividades de apoio administrativo compatíveis com o seu grau de desenvolvimento físico e intelectual, em uma jornada de 4 horas diárias.

Em fevereiro de 2010 foi firmado convênio com o Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), para promover o desenvolvimento pessoal e profissional de aprendizes, com formação técnico-profissional de Auxiliar de Serviços Administrativos, desenvolvidas na forma abaixo:

Aprendizagem Vivencial − Prática no ambiente de trabalho, sob a supervisão do orientador interno da CMB.

Aprendizagem Teórica − Programa de Aprendizagem técnico−profissional metódico, ministrado pelo ISBET.

Além das atividades laborais, o programa passou a incluir a qualificação dos jovens por meio do estudo. Semanalmente, eles recebem aulas de português, matemática, informática básica, técnicas administrativas, relações humanas, noções básicas de espanhol, cidadania e ética, entre outras matérias.

Como funciona o Programa de Aprendizagem na CMB

Os Jovens admitidos no programa desenvolvem atividades administrativas compatíveis com o seu grau de desenvolvimento, de natureza simples.

O Programa tem duração de 2 anos, e assegura aos jovens os direitos trabalhistas (INSS, FGTS, alíquota de 2%, férias e 13º salário) e demais vantagens previstas na legislação. Atualmente, a empresa atende a cem jovens aprendizes de comunidades carentes de Santa Cruz e Itaguaí.

Pré−requisitos para os candidatos

O candidato Programa Jovem Aprendiz deve:
− Estar matriculado em Instituições Públicas e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio.
− Ter entre 14 anos e 18 anos.
− Residir, de preferência, próximo à Casa da Moeda.

Duração do Contrato
Entre 12 e 24 meses.

Carga horária
Quatro horas diárias, de segunda a sexta−feira, em um total de 20 horas semanais.

Benefícios oferecidos
Salário mínimo, transporte, RioCard, alimentação e assistência médica ambulatorial e curso de Auxiliar de Serviços Administrativos oferecido pelo ISBET.