Meio Circulante

  1. A Casa da Moeda do Brasil (CMB) compra, troca ou avalia moedas antigas ou comemorativas ?

    Informamos que a Casa da Moeda do Brasil (CMB) fabrica, com exclusividade, o dinheiro nacional para o Banco Central do Brasil (BACEN), que é o órgão federal responsável pela emissão, distribuição e controle do meio circulante.

    Acrescentamos que a CMB não compra, troca ou avalia cédulas e moedas antigas ou comemorativas. Sendo assim, sugerimos consulta aos sítios sobre colecionismo ou comerciantes numismáticos da sua região.

    Para obter maiores informações sobre o dinheiro nacional, recomendamos consultar o sítio do BACEN sobre:


  2. Como funciona a venda de moedas comemorativas pela Casa da Moeda do Brasil?

    A Casa da Moeda do Brasil mantém, desde 1977, um Clube que congrega pessoas interessadas em colecionar medalhas. É o Clube da Medalha do Brasil, que possui como principal objetivo, difundir informações sobre a numismática no Brasil.

    A relação de moedas comemorativas emitidas pode ser encontrada no sítio do próprio BACEN. Conheça a relação das moedas e veja como adquirir.


  3. Observa-se a falta de moedas no mercado. Diante desse cenário, como conseguir moedas para fazer troco no comércio ?

    Informamos que a Casa da Moeda do Brasil (CMB) fabrica, com exclusividade, o dinheiro nacional para o Banco Central do Brasil (BACEN), que é o Órgão Federal responsável pela emissão, distribuição e controle do meio circulante.

    Portanto, para consulta sobre a oferta de troco, sugerimos a consulta ao sítio do BACEN, disponível abaixo, que informa sobre os procedimentos para a obtenção de troco:

Atualizado em 08 de abril de 2020