Iniciativas

Projeto de Reflorestamento

Com o objetivo de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa decorrentes de suas operações, a Casa da Moeda do Brasil assumiu, em 2013, um compromisso voluntário com a Reserva Biológica União – ReBio União, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Este compromisso refere-se ao projeto de reflorestamento através do plantio de 205 mil mudas nativas da Mata Atlântica, restaurando, aproximadamente, 56% de toda a área degradada da reserva à época.

A recomposição da vegetação nativa de Mata Atlântica foi realizada nas áreas de baixada litorânea e nas áreas onde estão sendo erradicados os eucaliptos no interior da Unidade de Conservação. Tal iniciativa resultará na ampliação do habitat do Mico-Leão-Dourado, espécie de primata endêmico da região e que está ameaçada de extinção, que também é retratado na cédula de R$ 20, fato este que reforçou a escolha da Reserva pela CMB para execução do reflorestamento.

O plantio das mudas trouxe como benefício a formação de nuvens, a reflexão solar e a redução significativa de CO¬², através da absorção deste elemento pela flora no processo de fotossíntese. Concluiu-se que até 2017, período da última contabilização de captura de carbono absorvido, houve a remoção de 2.259,6 toneladas de CO2 com o plantio das mudas e o crescimento e condução as espécies regenerantes. Estima-se um ganho considerável dos indivíduos na redução de CO2 até o final do primeiro trimestre de 2019.


Primeiro talhão recuperado pelo Projeto Antes
Antes



Primeiro talhão recuperado pelo Projeto Depois
Depois


Coleta Seletiva Solidária

A CMB reestruturou o seu Programa de Coleta Seletiva Solidária, que passará a ser a base de sustentação para o cumprimento das disposições constantes do Decreto nº 5.940, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. A restruturação do programa trouxe como principais propostas, a alteração da metodologia de separação dos resíduos recicláveis e a ampliação da doação de resíduos recicláveis para associação de catadores.

Essa inciativa fez com que ampliasse em cerca de 80% a quantidade de resíduos recicláveis doados às cooperativas, o que corresponde a um total de aproximadamente 70 toneladas doadas, destacando-se a contribuição efetiva para a manutenção das Cooperativas, transformando o resíduo em um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda aos catadores.

Além disso, o programa fomentou o envio de resíduos orgânicos para o processo de compostagem. Tal ação foi muito positiva do ponto de vista ambiental, pois a empresa deixou de enviar cerca de 30 toneladas por mês para aterro sanitário e passou a encaminhar para o processo de compostagem. O resíduo que seria apenas disposto num aterro, passou a agregar valor, sendo considerado como insumo para a empresa que realiza o processo de compostagem.


Programa Coleta Seletiva Solidária

Rede A3P

A Casa da Moeda do Brasil assinou o Termo de Adesão que tem por finalidade integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P no âmbito da empresa.

A A3P é um programa que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios socioambientais nas atividades regimentais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados, além de promover a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A partir do Plano de Trabalho pactuado com o Ministério do Meio Ambiente para implantação da Rede A3P na CMB, foi criada uma comissão para implementação e acompanhamento das ações de melhoria socioambiental.


Programa Coleta Seletiva Solidária