Resíduos Sólidos

A Gestão de Resíduos Sólidos da CMB é parte integrante das ações estratégicas voltadas para a sustentabilidade. Alinhada aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/2010, a Casa da Moeda mantém um contrato para prestação de serviços de Gerenciamento Total de Resíduos, que engloba desde a classificação dos resíduos gerados em nossas instalações até o transporte e a destinação final.

A CMB também dispõe de uma Central de Resíduos em seu parque fabril, em uma área de aproximadamente 5.200m2, contando com toda a infraestrutura necessária para a correta segregação, pesagem e armazenagem temporária dos resíduos industriais e recicláveis.


Central de Resíduos da CMB
Central de resíduos CMB – segregação de recicláveis.


Com equipe técnica própria de profissionais capacitados na área ambiental e a adoção de tecnologias avançadas, atuamos no desenvolvimento de estudos de viabilidade para redução da geração de resíduos e a destinação mais eficiente dos mesmos.

Foi com foco na minimização dos impactos ambientais negativos e na identificação de oportunidades de geração de valor, que a CMB conseguiu reaproveitar, aproximadamente, 55% de seus resíduos em 2018.


Central de Resíduos da CMB
*Não inclui Resíduos da Construção Civil – RCC. Fonte: Manifestos de Resíduos


Alinhada aos princípios e metas da Agenda Ambiental da Administração Pública Federal, a CMB mantém participação ativa no Programa de Coleta Seletiva Solidária, através de doação de resíduos recicláveis à Cooperativa de Catadores, contribuindo para a inclusão social e econômica desses trabalhadores. No ano de 2018 foram doadas 75,6 toneladas de resíduos reciclados.


Central de Resíduos da CMB
Compostagem de resíduos orgânicos gerando adubo que é utilizado no parque fabril.