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Notícias


Centenário do Palmeiras é tema de medalha feita pela Casa da Moeda

Em 08/09/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, uma medalha em comemoração aos 100 anos do Palmeiras. O evento aconteceu na sede social do clube, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.

Também presente à cerimônia, a assessora especial da CMB, Marcela Tapajós, foi responsável por conduzir a cerimônia de descaracterização do par de cunhos originais, que torna a medalha uma raridade entre os colecionadores.

"Se ao longo dos anos craques fantásticos vestiram o seu uniforme e encantaram o mundo com a arte do futebol, também a Casa da Moeda encanta o mundo com a arte de confeccionar produtos de alta segurança e beleza artística, como a medalha em comemoração aos 100 anos do Palmeiras".

Lançamento da medalha dos 100 anos do PalmeirasA assessora especial da CMB, Marcela Tapajós, o presidente do Palmeiras,Paulo Nobre,
e o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho

 A medalha

Idealizada pela Sociedade Esportiva Palmeiras, e modelada pelas artistas da CMB, Monique Porto e Fernanda Costa, a medalha apresenta em seu anverso o numeral 100 sendo formado pelos brasões do clube do Palestra Itália, seu primeiro nome.  Acima a legenda “S.E.P. VINVIT QUI SI VINCIT”. Abaixo, a era “1914-2014”. A composição é ornada por uma coroa de louros.

No reverso, o brasão do clube é circundado pela legenda: “Centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras”. Abaixo, a era: “1914-2014”.  Medalha dos 100 anos do PalmeirasMedalha com ou sem resina verde

Para este lançamento serão feitas medalhas com ou sem resina verde, em alusão à cor do Palmeiras. A tiragem máxima será de 3.250 peças, que podem ser fabricadas em ouro (preço sob consulta), prata, bronze dourado e bronze. Os preços variam conforme o metal escolhido e podem ser consultados no site do Clube da Medalha (www.clubedamedalha.com.br).

O pedido deve ser feito pelo e-commerce do Clube e o pagamento pode ser com cartão de crédito, de débito ou boleto bancário.

O centenário do Palmeiras, que é o dono do maior número de títulos nacionais (8 vezes vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol), foi celebrado no dia 26 de agosto.

Além da medalha da CMB, os Correios lançaram um selo comemorativo em homenagem ao centenário.

Em dois anos de programa, Visita Cidadão chega ao visitante 2.000

Em 26/08/2014

Os 20 visitantes que estiveram no dia 22 de agosto na Casa da Moeda para conhecer as instalações e processos produtivos da empresa participaram de um momento histórico. O Presidente Francisco Franco entregou a Denise Campolina, a 2.000ª Cidadã que participou do Programa Visita Cidadão, um certificado conferindo a ela a chancela de visitante 2.000.

O Programa, criado pelo Presidente em agosto de 2012, abre as portas da empresa semanalmente não só para os brasileiros, mas também para todos os cidadãos estrangeiros que tenham curiosidade em conhecer a Casa da Moeda. Os grupos são compostos por cerca de 40 pessoas, a partir dos 7 anos de idade, com direito a transporte gratuito oferecido pela empresa, partindo, às 8h, do Museu de Arte Moderna (MAM). Os visitantes passam a manhã na empresa, almoçam e retornam para o Centro do Rio. As inscrições são feitas pelo site da CMB.

A carioca Denise Campolina, criada em Belo Horizonte, soube que a Casa da Moeda tinha aberto suas portas para visitação assim que o programa começou por meio de uma matéria no jornal Folha de São Paulo. "Desde pequena tive curiosidade em saber por onde os processos de um modo geral começavam. Meus pais me levaram em uma fábrica de chocolate, de panelas e padaria. Conhecer então a fabricação de moedas e cédulas foi uma possibilidade que me encantou", disse.

A visita contou também com a presença de 15 jovens da Associação Nova Casa do Trabalho, do Rio de Janeiro. A ONG trabalha com a capacitação de jovens para colocação no mercado de trabalho. "Os jovens têm aulas de inglês, reforço em matemática e apoio pedagógico. Somos um polo de desenvolvimento humano", afirmou o Diretor Luiz Cláudio Lanes.

Presidente Francisco Franco entrega certificado para Denise Campolina, a visitante nº 2.000 do Programa Visita Cidadão

 Participantes da visita nº 81 com empregados e colaboradores da Casa da Moeda

Força de Submarinos ganha medalha comemorativa da CMB pelos seus 100 anos

Em 23/07/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou na terça-feira, dia 22 de julho, uma medalha em homenagem aos 100 anos da Força de Submarinos. O evento ocorreu na Ilha de Mocanguê, em Nitério, no Rio de Janeiro.

A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pela presidente em exercício e diretora vice-presidente de Relações com o Mercado, Lara Caracciolo Amorelli.
 Lançamento da medalha aconteceu na Ilha de Mocanguê

"Fiz uma visita a esta base e fiquei impressionada com o nível tecnológico, com a infraestrutura e com a preocupação com o treinamento, mais uma razão para me orgulhar de ser brasileira! O lançamento dessa medalha reafirma a dedicação e a importância da força submarina na defesa de nossas águas", concluiu a presidente em exercício Lara Caracciolo.

Durante o evento, também foi lançado pelos Correios o selo personalizado “100 anos da força de submarinos”.
Participaram da cerimônia o ministro de Estado da Defesa, embaixador Celso Amorim, os almirantes –de-esquadra Alfredo Karam, Roberto de Guimarães Carvalho, Henrique Octávio Achè Pillar, Jelcias Baptista da Silva Castro, Miguel Angelo Davena, Kleber Luciano de Assis e Fernando Eduardo Studart Wiemer, o comandante contra-almirante Marcos Sampaio, entre outras autoridades.
 
Idealizada pelo artista plástico Ricardo Manhães Benvenuto e modelada pelo artista da Casa da Moeda do Brasil Luiz Henrique Peixoto, a medalha apresenta em seu anverso, em destaque ao centro, representação do aspecto proa da superestrutura e convés de um submarino classe “s-br”, e na parte superior coroa naval, à esquerda, a marca “Amazônia azul”: o patrimônio brasileiro no mar, à direita, o Cruzeiro do Sul, abaixo, a inscrição “100 anos” e os distintivos operativos de submarinista, escafandria, mergulhador de combate e medicina de submarinos e escafandria e envolto pelas expressões: ”Marinha do Brasil” e “Força de Submarinos”.

Medalha pelos 100 anos da Força de Submarinos

No reverso, em moldura, a legenda “usque ad sub acquam nauta sum”- somos marinheiros até debaixo d’água- e a era ”1914-2014” ladeada por silhuetas de submarinos das classes “foca” e “s-br”, confrontando passado e presente, e ao centro, o retículo do periscópio assinala o fim dos alvos.
 
Ao todo serão confeccionadas 700 medalhas, sendo 280 em bronze, 265 em bronze dourado, 150 de prata e 5 em ouro. A medalha de bronze custará R$ 70, a de bronze dourado R$ 160 e a de prata, R$ 340, sem o frete. Já a de ouro só será produzida sob encomenda. 
 
As medalhas poderão ser adquiridas pelo site http://www.clubedamedalha.com.br/
 
O e-commerce do Clube da Medalha aceita cartões de crédito e débito e o pagamento pode ser feito também através de boleto bancário.
 

Lançamento de medalha pela canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII reúne fiéis em Aparecida, SP

Em 04/07/2014

A Casa da Moeda Brasil (CMB) lançou nesta sexta-feira, dia 4 de julho, a medalha comemorativa da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII. O evento aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo.
 
A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pelo diretor vice-presidente de Tecnologia da CMB, Marcone Leal. Também participaram do evento o Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, o reitor, padre Domingos Sávio, e o ecônomo do Santuário, padre Luiz Cláudio.

Cerimônica de descaracterização dos cunhosDiretor Marcone Leal e o Arcebispo
de Aparecida

No local, houve uma missa em comemoração aos 34 anos da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, celebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis.


Lançamento da medalha aconteceu em Aparecida 
Lançamento de medalha aconteceu durante missa em Aparecida

Os dois Papas, o polonês João Paulo II e o italiano João XXIII, foram canonizados em 27 de abril deste ano em uma cerimônia realizada pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Marcone Leal ressaltou a importância da homenagem:"Promovemos lançamentos medalhísticos da mais alta qualidade artística, como é o caso dessa medalha que hoje apresentamos ao público, perenizando a imagem desses dois Papas, João XXIII e João Paulo II, que tanto representam para o cristianismo".

Medalha de canonização dos Papas

 

Criada e modelada pelos artistas Érica Takeyama e Nelson Carneiro, ambos da CMB, a medalha, fabricada em ouro, prata e bronze, apresenta em seu anverso, o portrait dos respectivos papas homenageados, acompanhado da legenda: “MMXIV - Canonização de João Paulo II e João XXIII. Já no reverso há a reprodução da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
 
Ao todo serão confeccionadas 5 mil medalhas, sendo 4 mil em bronze, 980 em prata e 20 em ouro. A medalha de bronze custará R$ 60 e a de prata, R$ 336, sem o frete. Já a de ouro só será produzida sob encomenda.
 
 
As medalhas poderão ser adquiridas pelo site http://www.clubedamedalha.com.br/
 
O e-commerce do Clube da Medalha aceita cartões de crédito e débito e o pagamento pode ser feito também através de boleto bancário.

Em dia 23 de julho, a CMB lançou no Sumaré, no Rio de Janeiro, a medalha comemorativa em homenagem à visita do Papa Francisco ao Brasil. Foram confeccionadas 10 mil medalhas.

CMB adere ao Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Etnia – 5º Edição

Em 11/06/2014

A Casa da Moeda o Brasil aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Etnia da Secretaria de Política para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR). O Programa é voltado para empresas médias e grandes, que possuam, no mínimo, 150 trabalhadores. A inscrição da empresa foi feita no dia 18 de março de 2014, na 5º Edição do Programa.
 
Ao aderir à Campanha Pró-Equidade, a CMB garante a autonomia econômica e social das mulheres como fator estruturante para a transformação das condições de vida e das desigualdades vividas por elas, especialmente as que vivem discriminações decorrentes da desigualdade social de gênero e de raça.
 
O programa tem a duração de 18 meses. Neste período, as organizações inscritas executam seu plano de ação, lideradas por um comitê gestor de propostas e ações transformadoras.
 
Ao executar de maneira satisfatória as ações propostas para a Campanha, a empresa ganha um instrumento de gestão eficiente: o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. Ele contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e mídia espontânea do compromisso assumido com a equidade de gênero e étnico racial.
 
Entre os resultados esperados está, em primeiro lugar, a adoção de práticas de igualdade étnica racial e de gênero de forma sistemática como um instrumento de gestão que contribua para uma maior igualdade entre mulheres e homens nas empresas.

Presidente Francisco Franco participa da CampanhaPresidente Francisco Franco participa da Campanha Pró-Equidade

Premiações marcam Dia Mundial do Meio Ambiente na CMB

Em 09/06/2014

Ser reconhecida com dois prêmios relacionados a práticas sustentáveis na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, é motivo de orgulho para a Casa da Moeda do Brasil (CMB). A empresa foi vencedora no 5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P e ficou  em 14º lugar no ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País do Programa Benchmarking Brasil.

O Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de internalizar os princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos. O troféu foi recebido dia 4 de junho em Brasília pela CMB em reconhecimento ao case “Reaproveitamento de água em processo gráfico – Sistema Aquasave”. A empresa estava entre as três finalistas na categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais e concorreu com Furnas e a Prefeitura de ibirarema, de São Paulo. O evento teve mais de 70 empresas inscritas, entre elas Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Correios. O prêmio foi entregue pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Já o Programa Benchmarking é uma iniciativa independente de fomento à sustentabilidade que tem por objetivo o incentivo à adoção das boas práticas socioambientais nas empresas do Brasil. A Casa da Moeda participou com o Programa de Gestão Total de Resíduos Sólidos da CMB.“Concorremos com mais de 80 cases que foram avaliados por uma equipe técnica com especialistas de 15 países. O prêmio foi recebido dia 4 de junho, em São Paulo.

Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P Da esquerda para a direita: Marcos Pereira, Superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional recebe Prêmio A3P de Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, e de José Carlos Medaglia, Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal. 

Evento Amazing Coins promove debate sobre o mercado de moedas comemorativas

Em 30/05/2014

O ciclo de palestras sobre moedas comemorativas organizado pela Casa da Moeda do Brasil, com o título de Amazing Coins, reuniu, nos dias 29 e 30 de maio, no prédio histórico da empresa, situado na Praça da República, cerca de 100 participantes por palestra – mobilizando quase 400 pessoas, entre profissionais de marketing, artistas, museólogos e colecionadores de numismática, que se encantaram com as apresentações. O evento teve ainda uma área de exposição e estande comercial. A loja da CMB, representada pelo Clube da Medalha, vendeu moedas e medalhas brasileiras e dos países visitantes - Japão e Canadá.
 
O evento, proposto pelo Comitê CMB Ano 320, teve por objetivo aquecer o mercado de colecionismo de moedas comemorativas no Brasil, aproximando a empresa de seus clientes e promovendo reflexões sobre o assunto. Na oportunidade, o projeto de restauro do prédio histórico da Casa da Moeda foi apresentado em considerável estágio de progressão, dando uma mostra de seu potencial para abrigar atividades socioculturais em suas dependências.
 
O Presidente da CMB, Francisco Franco, fez a abertura do evento e agradeceu a presença dos representantes do Banco Central do Brasil, das Casas de Moedas  do Canadá e do Japão e também da Associação Brasileira de Numismatas. “ Este ciclo de palestras faz parte do plano de negócios da empresa para potencializar o colecionismo de moedas e medalhas comemorativas no Brasil”, declarou
 
A Diretora de Relações com o Mercado, Lara Caracciolo Amorelli, falou sobre os desafios para atingir os diferentes grupos de clientes que adquirem moedas e medalhas comemorativas. Ela destacou o caso de sucesso da Casa da Moeda com a medalha do Papa Francisco. O gravador de valores Luiz Henrique Peixoto Ferreira falou sobre as etapas de criação e produção das moedas e o Superintendente do Departamento de Moedas e Medalhas, Paulo Ricardo Mattos, deu um panorama das principais tendências em inovação técnica nas casas de moedas do mundo.

O Amazing Coins teve dois importantes convidados internacionais, que mostraram cases de excelência mundialmente reconhecidos. A Royal Canadian Mint (Casa da Moeda do Canadá) teve como palestrante o Vice-presidente de Marketing David Hadsipantelis, que discursou sobre “Estratégias de Marketing Digital para uma Casa da Moeda Moderna”. Ele expôs cases populares como as moedas comemorativas glow-in-the-dark, cuja tecnologia permitia que os esqueletos de dinossauros retratados nas moedas ficassem luminosos no escuro, e a coleção sobre o Superman.

Já o palestrante da Japan Mint (Casa da Moeda do Japão), o Vice-diretor de Atendimento e Vendas Teru Fujita, falou sobre “Técnicas em Design com Temática Social” e apresentou as moedas comemorativas sobre os projetos de restauração das áreas devastadas por terremotos no Japão. O Chefe do Departamento do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo Filho, encerrou o evento exibindo a série de moedas comemorativas para a Copa do Mundo FIFA 2014.
 
De acordo com o Assessor de Comunicação da Diretoria da Sociedade Numismática Brasileira, Hilton Lucio, o mercado esperava por um encontro como esse há cerca de cinco anos. "Esse evento é um sinal concreto de que a Casa da Moeda do Brasil percebeu como as moedas comemorativas são um bom mercado", sinalizou.
 
O Diretor Bibliotecário da Associação Brasileira de Numismática, Rodrigo Leite, reiterou a importância do restauro do prédio histórico da Casa da Moeda do Brasil para sediar encontros futuros entre colecionadores e a empresa. “Será de fundamental importância termos este espaço preservado para os encontros e os eventos com os numismatas. Ficamos muito gratos por esta iniciativa da Casa da Moeda!”, disse.
 
Já o colecionador de moedas Paulo de Godoy apontou que conhecer o que o mercado internacional está produzindo em termos de moedas comemorativas é muito enriquecedor. "Sou colecionador há 25 anos, participo de vários encontros sobre moedas em vários estados do Brasil e estou encantado com tudo que vi aqui", concluiu.

 

Amazing Coins 2014
Da esquerda para direita: Presidente Francisco Franco, a Chefe de Operações da Casa da Moeda do Canadá, Beverly Lepine, o Vice- Diretor da Divisão de Atendimento ao Cliente e Vendas da Casa da Moeda do Japão, Teru Fujita, e a Diretora de Relações com o Mercado, Lara Caracciolo Amorelli. 

Problema na impressão de passaportes é solucionado

Em 29/05/2014

Representantes das empresas que fornecem matérias-primas (tintas e papel) utilizadas na produção de passaportes para a Polícia Federal estiveram na quarta-feira (28/5) na Casa da Moeda do Brasil realizando testes para identificar e corrigir uma falha na impressão do documento.

No dia 22/5, o controle de qualidade detectou que uma tinta invisível, que é só é vista ao se aplicar uma luz ultravioleta, reagiu com outra tinta, afetando ligeiramente a foto do documento.

O problema, apesar de ser estético e não comprometer a credibilidade dos elementos de segurança do documento, poderia causar transtornos ao cidadão brasileiro nas viagens internacionais.

O lote de insumos que estava semiacabado foi afetado por esse problema.

Em paralelo, foram solicitados novos lotes  de papel e tinta. Testes feitos com esse novo lote de papel e tintas que chegaram ontem foram aprovados pelo controle de qualidade da Casa da Moeda e a produção foi reiniciada na noite de 28/05.

A Casa da Moeda vai trabalhar em três turnos, 24 horas por dia, inclusive no final de semana, para regularizar a situação em até 7 dias.

Caso os testes que estão sendo feitos para corrigir problema do lote de insumos semiacabado obtenham sucesso, esse prazo pode ser antecipado para minimizar qualquer transtorno que tenha ocorrido para a população. 

Para os casos de emergência, a Polícia Federal informou que a emissão do passaporte está sendo feita nos postos da própria polícia.

Novo site do Clube da Medalha

Em 22/05/2014

Está no ar o novo site do Clube da Medalha do Brasil. Com design mais moderno, o e-commerce tem navegação mais fácil e oferece a opção de compra de medalhas por cartão de crédito e débito, além de boleto bancário. Outro diferencial é a ferramenta de zoom, que permite aos clientes visualizarem, em alta resolução, todos os detalhes das peças. Acesse o e-commerce no endereço eletrônico www.clubedamedalha.com.br e conheça as novidades do portal! 

Profissionais de comunicação realizam 65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil

Em 16/04/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) recebeu dia 10 de abril 33 profissionais de comunicação da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - para o 65° Encontro Aberje Rio, reunião mensal organizada pela instituição que promove o debate de temas ligados à comunicação organizacional.

Os profissionais se reuniram no anfiteatro e receberam explicações sobre os processos de comunicação da CMB e também sobre os produtos fabricados pela empresa. O evento foi coordenado pelo Diretor de Comunicação da Vale, Paulo Henrique Soares e contou com a presença de jornalistas da Petrobras, Souza Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Globosat.

Os participantes demonstraram curiosidades sobre a fabricação de cédulas e moedas, além de passaportes e selos fiscais. Eles visitaram o Departamento de Cédulas e o Departamento de Gráfica Geral, e saíram surpreendidos com questões como itens de segurança nos produtos e até mesmo o portfólio produzido pela Casa, desconhecido por muitos dos integrantes do grupo.

“Conhecer a Casa da Moeda sempre foi um desejo antigo.  Não sabia que a Casa mantinha um programa de visitas regular e está sempre aberta a receber grupos para conhecer as suas estruturas.  Todo brasileiro deveria ter muito orgulho dessa empresa.  A oportunidade de visitar a Casa da Moeda com o grupo da Aberje Rio foi espetacular, além de podermos conhecer os desafios que a empresa tem para lidar com a Comunicação”, declarou Paulo Henrique Soares, Diretor do Capítulo Rio da Aberje e Diretor de Comunicação da Vale.

 

65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil


65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil


65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil


65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil

Casa da Moeda do Brasil assina termo de compromisso da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Em 19/03/2014

O Presidente da Casa da Moeda do Brasil (CMB), Francisco Franco, assinou ontem, dia 18 de março, em Brasília, o termo de compromisso da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Política para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR). O objetivo do Programa é eliminar todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho. Os participantes que cumprirem 70% das ações previstas no plano até agosto de 2015 vão receber o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
 
Além do Presidente da CMB, participaram da cerimônia de assinatura as ministras Eleonora Menicucci, da SPM, e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Seppir, Tatau Godinho, Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, e as integrantes do Comitê Gestor do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça da CMB. Dirigentes de empresas como Eletronorte, Correios, Microsoft e Avon também participaram do evento.
 
Entre as ações propostas pelo Comitê Gestor do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça para garantir à empresa o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça estão: inserção do tema da gestão da diversidade no curso de qualificação gerencial; realização de palestras sobre questões de gênero e etnia-racial ao ciclo de palestras; proposta para alteração nos modelos dos uniformes,  levando-se em consideração as diferenças de gênero; criação da Coordenadoria de Gestão de Diversidade e Direitos Humanos, entre outras.
 
Para o Presidente Francisco Franco, aderir ao Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça é um movimento para promover a igualdade de fato e de direito entre todos os empregados.
 
Em julho do ano passado, a Casa da Moeda e a Seppir firmaram um Protocolo de Intenções visando à adesão da empresa à campanha ‘Igualdade racial é pra valer`. O objetivo da parceria é fortalecer iniciativas de combate ao racismo, promover a igualdade racial e adotar ações efetivas na CMB.


                                                                                              Divulgação: SPM-PRPrograma Pró-Equidade de Gênero e Raça Integrantes do Comitê da CMB com a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, 
e Tatau Godinho, Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres


Presidente da Casa da Moeda e ministra Eleonora Menicucci assinam termo de compromisso em Brasília  
Presidente da CMB, Francisco Franco, e ministra Eleonora Menicucci assinam termo

Casa da Moeda do Brasil comemora 320 anos

Em 14/03/2014

Dois eventos marcaram as primeiras comemorações dos 320 anos da Casa da Moeda do Brasil (CMB). No dia 11 de março, na sede da Associação dos Empregados, os funcionários assistiram às apresentações do coral do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e de integrantes da Escola de Samba Império Serrano. No dia 12 foi lançada a medalha dos 320 anos da CMB em cerimônia no prédio histórico da empresa que está sendo restaurado no Centro do Rio.

Entre os convidados que participaram dos eventos estão: o Superintendente Regional do Ministério da Fazenda, Antônio Renato César de Andrade; o Chefe do Departamento do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo Filho; o Superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, delegado Roberto Mario da Cunha Cordeiro; a Gerente de Recursos Logísticos do Ministério da Fazenda do Rio de Janeiro, Maria Ângela Moreira Carnaval; a Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Fazenda, Cecília Vescovi de Aragão Brandão; o Diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva; a Diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Lucia Bottrel Tostes e a Representante do Museu de Valores do Banco Central nas Regionais, Telma Ceolin.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na mesma data do aniversário da Casa da Moeda, a Primeira Dama do Samba, Dona Ivone Lara, foi homenageada com a medalha dos 320 Anos da CMB. O neto da compositora, André Luiz Lara, esteve na empresa para receber a homenagem em seu nome.

O Presidente Francisco Franco parabenizou os moedeiros pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e pela belíssima história da empresa.

Representando Dona Ivone Lara, o neto André Luiz Lara exibe a placa comemorativa ao Dia Internacional da Mulher
Representando Dona Ivone Lara, o neto André Luiz Lara exibe a placa comemorativa ao
Dia Internacional da Mulher, entregue pela Assessora da Presidência Helena Theodoro

Show de integrantes da Escola de Samba Império Serrano
Empregados comemoram aniversário da Casa com show de integrantes da Império Serrano

A Diretoria Executiva durante lançamento da medalha dos 320 Anos da CMB
A Diretoria Executiva durante lançamento da medalha dos 320 Anos da CMB

Diretor de Administração e Finanças, Daniel Augusto Borges
O Diretor de Administração e Finanças, Daniel Augusto Borges, descaracterizou os cunhos

Moedas Comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão fabricadas pela Casa da Moeda

Em 30/01/2014

Todas as moedas comemorativas em homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, conforme exclusividade garantida pela lei 5895/73. O anúncio do lançamento da série de moedas foi feito nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro, pelo Banco Central do Brasil, após aprovação do Conselho Monetário Nacional.

Clique para ver imagens das moedas
 
Ao todo, serão 36 moedas – quatro de ouro, 16 de prata e 16 bimetálicas (moedas de 1 real de circulação comum). Os projetos foram desenvolvidos pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda, com o suporte técnico do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
As moedas comemorativas dos Jogos Rio 2016 serão divididas em quatro lançamentos, previstos para agosto de 2014, fevereiro de 2015, agosto de 2015 e fevereiro de 2016. Em cada lançamento, serão emitidas quatro moedas de circulação comum, quatro de prata e uma de ouro.

CMB participa do lançamento das moedas comemorativas da Copa do Mundo 2014

Em 29/01/2014

As moedas comemorativas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM foram lançadas nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, pelo Banco Central, em Brasília. Ao todo, são nove moedas especiais, todas fabricadas pela Casa da Moeda do Brasil, conforme exclusividade garantida pela lei 5895/73: uma de ouro, duas de prata e seis de cuproníquel. 

O lançamento contou com a participação da vice-presidente e diretora de Relações com o Mercado da CMB, Lara Caracciolo, do diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes, e do chefe do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo Filho.

“A Casa da Moeda se orgulha em estar aqui hoje com o Banco Central do Brasil na concretização deste projeto no qual cabeceamos e passamos a bola várias vezes, um para o outro; tivemos de driblar situações e matar no peito  dificuldades eventuais que todo projeto inovador traz; defendemos o que acreditamos e viemos aqui para ver mais este gol do Banco Central do Brasil, que assim como o lançamento da nova família de cédulas do Real, consolida ainda mais a parceria dessas duas instituições públicas a serviço da sociedade brasileira!”, declarou Lara Caracciollo.

Lançamento das moedas da Copa, em Brasília
Lara Caracciolo, da Casa da Moeda, e Altamir Lopes e João Sidney, do Banco Central 

O diretor do Banco Central, Altamir Lopes, também falou sobre a importância do projeto.

"Nada mais oportuno que associar o nosso padrão monetário, um dos principais elementos de identidade do nosso povo, com o esporte que mais intensamente reflete as tipicidades da alma brasileira, o futebol, elemento igualmente marcante da nossa cultura", disse. 

O projeto foi desenvolvido por equipes do Banco Central e da Casa da Moeda. A moeda de ouro faz alusão à Taça da Copa do Mundo da Fifa e ao momento do gol. Uma das moedas de prata apresenta a Mascote Oficial da Copa, e a outra traz uma homenagem às doze cidades-sede da competição.

 Moeda Comemorativa 10 reais

As moedas de cuproníquel retratam os lances típicos do futebol: a defesa do goleiro, a cabeçada, a matada no peito, o passe, o drible e o gol. A partir de março, também deve ser comercializada uma cartela com o conjunto das seis moedas de cuproníquel.

Características das moedas:

Moeda de ouro:
Valor de face: 10 reais
Composição: ouro 900/1000
Diâmetro: 16 mm
Peso: 4,4 g
Bordo: serrilhado intermitente
Acabamento: proof
Tiragem inicial: 2.720 moedas
Tiragem máxima: 5 mil moedas
Preço de venda: R$1.180,00
 
Moedas de prata:
Valor de face: 5 reais
Material: prata 925/1000
Diâmetro: 40 mm
Peso: 27 g
Bordo: serrilhado
Acabamento: proof
Tiragem inicial: 12 mil moedas
Tiragem máxima: 20 mil moedas
Preço de venda: R$190,00 (cada)
 
Moedas de cuproníquel:
Valor de face: 2 reais
Material: Cu 75% / Ni 25%
Diâmetro: 30 mm
Peso: 10,17 g
Bordo: serrilhado
Tiragem inicial: 7.400 moedas
Tiragem máxima: 20 mil moedas
Preço de venda: R$30,00 (cada)

As moedas podem ser adquiridas no site do Banco do Brasil (www.bb.com.br) ou nas unidades regionais do Banco Central (veja relação abaixo). Nas unidades do Banco Central, o pagamento deve ser feito em dinheiro. Nas compras pela internet, o pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário ou, no caso de correntista do BB, por débito em conta.

Unidades Regionais do BC:
Belém (PA) - Boulevard Castilhos França, 708. Telefone: (91) 3181-2099
Belo Horizonte (MG) - Av. Álvares Cabral, 1605. Telefone: (31) 3253-7054
Brasília (DF) - SBS, quadra 3, bloco B, 2.º subsolo. Telefone: (61) 3414-2254
Curitiba (PR) - Rua Cândido de Abreu, 344. Telefone: (41) 3281-3210
Fortaleza (CE) - Av. Heráclito Graça, 273. Telefone: (85) 3308-5470
Porto Alegre (RS) - Av. Alberto Bins, 348. Telefone: (51) 3215-7382
Recife (PE) - Rua da Aurora, 1259. Telefone: (81) 2125-4229
Rio de Janeiro (RJ) - Av. Rio Branco, 30. Telefone: (21) 2189-6281
Salvador (BA) - Av. da França, s/nº - anexo B do Banco do Brasil. Telefone: (71) 2109-4750
São Paulo (SP) - Av. Paulista, 1804. Telefone: (11) 3491-6557


 

Casa da Moeda do Brasil tem lucro recorde de R$ 783 milhões em 2013

Em 17/01/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) bateu recorde e fechou o ano de 2013 com lucro de R$ 783 milhões, valor 47% superior ao de 2012 (R$ 533,1 milhões), e faturamento de R$ 2,98 bilhões, um crescimento de 9,5% frente ao ano anterior.

O excelente crescimento do lucro em relação ao faturamento é consequência dos ganhos de eficiência implementados pela nova gestão, que reduziram significativamente os gastos da empresa.
 
Entre eles, destacam-se: as licitações internacionais de papel, discos e tinta utilizados para a fabricação de cédulas e moedas; renegociação do contrato com a empresa que presta serviço de selos rastreáveis de bebidas; otimização dos estoques  de insumos; redução de perdas na produção de passaportes e cédulas e redução da dívida de curto prazo.
 
O resultado positivo vai elevar na mesma proporção (47%) o pagamento de dividendos à União (R$ 284 milhões) e da PLR aos empregados da Casa da Moeda (R$ 70 milhões).

"Todos moedeiros estão de parabéns, porque além dos trabalhadores da área de produção, os empregados das demais áreas contribuíram em muito para o resultado, ao fazerem licitações, renegociações de contratos e otimização de estoques, entre outras medidas", destacou o presidente da CMB, Francisco Franco.

Esse é o segundo ano da gestão de Franco à frente da empresa, que implantou mudanças estruturais, além de ter criado a Ouvidoria, Corregedoria e os Departamentos de Análises de Mercado e de Conformidade.

Em 2013, a Casa da Moeda produziu 3,1 bilhões de cédulas, 2,3 bilhões de moedas e 2,4 milhões de passaportes.
 
A Casa da Moeda do Brasil é uma empresa 100% pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, que não recebe recursos da União. Sua receita é derivada da venda de seus produtos.

Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro ganha medalha por seus 250 anos

Em 10/12/2013

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, na Ilha das Cobras, uma medalha em homenagem aos 250 anos do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro.

A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pelo superintendente do Departamento de Moedas e Medalhas da CMB, Paulo Ricardo de Mattos Ferreira. Também participaram do evento o almirante de Esquadra e comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, e o contra-almirante e engenheiro naval, Mario Ferreira Botelho.

"Aqui no Arsenal da Marinha se respira uma parte da história do Brasil", comentou o superintendente da CMB, Paulo Ricardo Ferreira.

Idealizada pela artista plástica Érika Takeyama, da CMB, o anverso da medalha é emoldurado por uma corda. A peça traz ainda o distintivo do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e as legendas “ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO, “250 ANOS” e a era “2013-1763”.

O reverso é formado pela vista da proa duas embarcações construídas pela Marinha: a Nau São Sebastião e o submarino Tikuna S-34.

 250 anos do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro

Desde sua criação, o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro tem desempenhado papel relevante na condução das atividades relativas à construção e manutenção de fragatas, navios-patrulha, navio-escola, navios de assistência hospitalar, lanchas-patrulha, corvetas e submarinos.

A medalha pode ser adquirida pelo site da CMB (www.casadamoeda.gov.br) ou através do Clube da Medalha. Outras informações pelos telefones 21 2414-2365 / 2414-2375 / 2414-2567 ou pelo e-mail medalha@cmb.gov.br

 

Patrimônio da Humanidade, cidade de Diamantina é homenageada com moeda de R$ 5

Em 06/12/2013

A moeda comemorativa da cidade de Diamantina foi lançada pelo Banco Central nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, no Teatro Santa Izabel, em Diamantina, Minas Gerais. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999.

Além do presidente da Casa da Moeda do Brasil (CMB), Francisco Franco, o evento contou com a participação do diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes, do diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, do chefe do Meio Circulante, João Sidney de Figueiredo Filho, e do prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo.

A moeda, desenvolvida pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda, faz parte da série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”, e se junta às moedas comemorativas de Brasília, Ouro Preto e Goiás, lançadas, respectivamente, em 2010, 2011 e de 2012.

Cunhada em prata e com valor de face de R$ 5, a moeda tem o anverso formado pela imagem do passadiço da Casa da Glória, construção do século XIX que é um dos marcos da cidade. Já o reverso traz uma alusão à Vesperata, evento cultural tradicional da cidade, em que bandas de música se apresentam nas sacadas dos sobrados históricos. 

"Moedas comemorativas relembram momentos marcantes da história de um povo, enaltecendo expressões da cultura, arte, religiosidade,  música e esporte, dentre tantos outros elementos que definem a identidade brasileira", disse Franco.

Moeda de Diamantina

 

A moeda vai custar R$ 180 e pode ser adquirida nas unidades regionais do Banco Central ou pelo site do Banco do Brasil, no endereço http://www.bb.com.br/

Regionais do BC:

Belém (PA) - Boulevard Castilhos França, 708. Telefone: (91) 3181-2099
Belo Horizonte (MG) - Av. Álvares Cabral, 1605. Telefone: (31) 3253-7054
Brasília (DF) - SBS, quadra 3, bloco B, 2.º subsolo. Telefone: (61) 3414-2254
Curitiba (PR) - Rua Cândido de Abreu, 344. Telefone: (41) 3281-3210
Fortaleza (CE) - Av. Heráclito Graça, 273. Telefone: (85) 3308-5470
Porto Alegre (RS) - Av. Alberto Bins, 348. Telefone: (51) 3215-7382
Recife (PE) - Rua da Aurora, 1259. Telefone: (81) 2125-4229
Rio de Janeiro (RJ) - Av. Rio Branco, 30. Telefone: (21) 2189-6281
Salvador (BA) - Av. da França, s/nº - anexo B do Banco do Brasil. Telefone: (71) 2109-4750
São Paulo (SP) - Av. Paulista, 1804. Telefone: (11) 3491-6557

Casa da Moeda do Brasil doa 47,4 milhões de cédulas ao Haiti

Em 27/11/2013

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) entregou, esta semana, 47,4 milhões de cédulas ao Haiti. As cédulas são de 20 Gourdes e foram doadas pelo governo brasileiro, depois que um terremoto em janeiro de 2010 destruiu vários bancos no país.

Marcela Tapajós, chefe de gabinete do presidente da CMB, Francisco Franco, foi a Porto Príncipe para entregar o dinheiro a representantes do Banque de la République d’Haiti (BRH).

"O Brasil e Haiti são países amigos por várias razões, entre elas, pelo combate à pobreza e pelos esforços na construção de uma nação mais justa e equalitária. A Casa da Moeda deseja que essas cédulas contribuam para o processo de inclusão financeira da população haitiana e que ajude a trazer progresso econômico para o país", disse . 

Como parte da ajuda humanitária brasileira, a Lei 12.409 autorizou a CMB a doar 100 milhões de cédulas ao Haiti a um custo total limitado a R$ 4,8 milhões. Também coube à empresa o transporte do dinheiro.

Um navio fretado partiu do Rio de Janeiro no dia 28 de outubro e chegou a Porto Príncipe em 21 de novembro. O dinheiro foi embalado em filme plástico termoencolhível, agrupados em milheiros e acondicionados em saco plástico com zíper e lacrado. 

Assim como as cédulas da Segunda Família do Real, a nota de 20 Gourdes contém vários elementos de segurança sofisticados como, fio de magnético, impressões offset (seco e úmido), calcográfica e tipográfica, banda holográfica, além de uma faixa iridescente, que é um elemento semitransparente, apresentando efeito oticamente variável.

Para que o restante das cédulas possa ser fabricado, a CMB depende de autorização legal ampliando o limite de gastos. Por meio de ofício, a empresa encaminhará o pedido ao Ministério da Fazenda para avaliação.

 Cédula de 20 Gourdes

Casa da Moeda participa da Brasiliana 2013, a principal exposição de filatelia nas Américas

Em 20/11/2013

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) participa, de 19 a 25 de novembro, da Brasiliana 2013, a principal exposição do calendário filatélico nas Américas. O evento faz parte das comemorações dos 350 anos dos Correios e acontece no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
 
Durante a cerimônia de abertura da exposição, foram lançados o selo e a medalha em homenagem aos 350 anos dos Correios, ambos produzidos pela CMB.
 
Para conduzir a cerimônia de descaracterização do par de cunhos originais, que torna a medalha uma obra de arte rara no mercado do colecionismo, foi convidado o diretor vice-presidente de Administração e Finanças da CMB, Daniel Augusto Borges da Costa.
 
O diretor entregou ao presidente dos Correios e anfitrião do evento, Wagner Pinheiro de Oliveira, o par de cunhos descaracterizado e um exemplar em prata da medalha para compor o acervo da tricentenária empresa.   

"Uma celebração dessa dimensão e magnitude cumpre a missão de contribuir para o desenvolvimento da filatelia mundial e despertar o interesse dos brasileiros pelo tema", comentou Daniel Borges.  

Brasiliana
 
Criada pelos artistas Paulo Roberto Baptista dos Santos e Monique Oliveira Porto, ambos da CMB, a medalha, em ouro, prata ou bronze, traz no anverso as logos comemorativas criadas para marcar o aniversário dos Correios.

Medalha dos 350 anos dos Correios
 

Já a imagem do reverso simboliza as duas formas de atuação dos correios: em primeiro plano, a entrega por “SEDEX”, serviço de encomenda expressa; e, em segundo plano, a entrega “NORMAL”, com a importante participação da empresa como elemento de integração social. A frase “Correios/Sempre presente na vida da gente” resume toda a trajetória dos Correios ao longo de sua história.
 
Com tiragem de 210 mil, o desenho do selo foi feito pelo artista Paulo Roberto Baptista, da CMB.
 
A medalha e o selo comemorativo podem ser adquiridos no Envelope Filatélico Numismático Brasileiro (PNC), que reúne a medalha, o selo e o carimbo comemorativos. Eles estarão à venda no estande da CMB (número 318), das 10h às 20h, ou pelo site da empresa: www.casadamoeda.gov.br
 
Outras informações sobre a Brasiliana estão no site http://www.brasiliana2013.net.br

Novembro Azul conscientiza para a prevenção do câncer de próstata

Em 05/11/2013

Com o objetivo de alertar a população masculina para o combate e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Casa da Moeda do Brasil (CMB) aderiu este mês à campanha Novembro Azul. Para marcar a data, o prédio administrativo da empresa pública ganhou nova iluminação.

Novembro Azul

No Brasil, a doença é uma das principais causas de mortes entre os homens. Nos últimos três anos, o Governo Federal investiu mais de R$ 2 bilhões em assistência oncológica.
 
Além da população de risco, que tem histórico de familiares com diagnóstico de câncer da próstata, todos os homens acima de 50 anos devem fazer o exame periodicamente. Ao todo, 2.178 homens trabalham na CMB, sendo que 850 têm mais de 50 anos de idade.
 
Segundo o presidente da CMB, Francisco Franco, “o intuito da campanha é alertar os empregados quanto à doença e incentivar a prevenção, que é uma das formas mais efetivas para evitar a mortalidade causada por esse tipo de câncer.”

Em outubro, a CMB participou da campanha de mobilização para a prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa.

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