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Notícias


CMB dá início à plantação de 200 mil mudas para neutralizar emissão de carbono até 2016

Em 29/10/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) deu início nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, ao plantio de 200 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, em áreas degradadas da Reserva Biológica União, no RJ, com o objetivo de neutralizar integralmente as Emissões do Efeito Estufa até as Olimpíadas de 2016.

A meta, uma ação voluntária, foi proposta em abril de 2013, após a assinatura de um Termo de Compromisso que teve como testemunha o ex-secretário do Estado do Ambiente, Carlos Minc.

Criada em 22 de abril de 1998 e sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a reserva está localizada em Casemiro de Abreu, Macaé e Rio das Ostras, no RJ.

A escolha da localidade se deve ao fato da Reserva Biológica União ser o habitat do mico-leão-dourado, espécie ameaçada de extinção que atualmente só é encontrada na natureza na Região das Baixadas Litorâneas.

O mico está representado na cédula de R$ 20, fabricada pela CMB.

Mico-leão-dourado

Foto: Divulgação/ICMBio 

“Para nossa empresa, o ser humano, espécie biológica mais importante do planeta, tem o dever de realizar ações que protejam o meio ambiente e, principalmente, as gerações futuras. Por isso, além da preocupação econômica e social, a empresa deve ser ambientalmente sustentável”, ressaltou o presidente da CMB, Francisco Franco, ao plantar a primeira muda no local.

Presidente da Casa da Moeda planta a primeira mudaFrancisco Franco, presidente da Casa da Moeda, planta a primeira muda

Também estiveram presentes no local o presidente do ICMBio, Roberto Ricardo Vizentin, o Chefe da Reserva, Whitson da Costa Júnior. Além do diretor vice-presidente de Tecnologia, Marcone Leal, e o superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (DESMS), Marcos Pereira, ambos da CMB.

Segundo o Presidente do ICMBio, Roberto Ricardo, "a CMB, ao estabelecer essa parceria, foi pioneira enquanto empresa pública em ajudar na missão de conservação da natureza."

O diretor vice-presidente de Tecnologia da CMB, Marcone Leal, mostrou-se entusiasmado com o plantio. "Eu sou oriundo da área ambiental e esse plantio é uma grande alegria tanto no nível pessoal como profissional. Acredito que estamos dando uma contribuição gigantesca à sociedade.", destacou ele.

A área de plantio será de 115 hectares, com 15 espécies plantadas por hectare. A área total da reserva é de 2.922 hectares, e a área degradada tem, aproximadamente, 220 hectares.

Em junho deste ano, a CMB foi vencedora no 5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P e ficou em 14º lugar no ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País do Programa Benchmarking Brasil.

Dois meses depois, a CMB também participou do Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, obtendo Selo Ouro na publicação do seu primeiro inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2013.

Centenário do COB ganha medalha comemorativa da CMB

Em 23/10/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, uma medalha em homenagem aos 100 anos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O evento foi no auditório do COB, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e contou com a presença da diretora vice-presidente de Relações com o Mercado, Lara Caracciolo, e o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, entre outros participantes.

Descaracterização do par de cunhos

Produzida em ouro, prata e bronze, a medalha foi idealizada pela equipe do COB e modelada pela artista da CMB Érica Takeyama. A peça traz em seu anverso a marca do centenário, composta pelo numeral  100, a bandeira do Brasil, os aros olímpicos e a era “1914-2014”. Acima, o nome da instituição.

No reverso, a marca comemorativa é envolvida por uma coroa de louros, e circundada pela legenda “Medalha Comemorativa do Centenário” e a era “1914-2014”.

 Medalha comemorativa dos 100 anos do COB

Lara Caracciolo, que participou da cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a peça uma raridade entre os colecionadores, destacou a importância do COB para o esporte: "Para juntar forças com os 100 anos de experiência e bons jogos é que estamos aqui hoje, com os 320 anos da Casa da Moeda do Brasil, para dar parabéns e desejar ainda muitas competições vibrantes e vitórias gloriosas ao COB, que merece todos os louros e ainda ajudará muito o nosso país a ter cada vez mais orgulho dos nossos atletas".

Já Nuzman relembrou as 108 medalhas conquistadas, a partir de 1920, em 21 edições dos Jogos Olímpicos de Verão, e dedicou a homenagem a todos os esportistas do país. “Nada mais justo do que estender essa homenagem a todos, medalhistas ou não, que ao longo de um século derramaram sangue, suor e lágrimas em instalações esportivas dos cinco continentes, em prol do engrandecimento do esporte brasileiro”.

As medalhas estão disponíveis nos metais ouro, prata e bronze e podem ser adquiridas no site do Clube da Medalha da CMB. O pedido deve ser feito pelo e-commerce e o pagamento pode ser com cartão de crédito, de débito ou boleto bancário.

O centenário do COB foi comemorado no dia 8 de junho de 2014.

 

Casa da Moeda lança medalha pelos 100 anos do Forte de Copacabana

Em 28/09/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou neste domingo, 28 de setembro, uma medalha em comemoração aos 100 anos do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no local e contou com a presença do presidente da Casa da Moeda, Francisco Franco, do chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Ueliton José Montezano Vaz, do comandante do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, coronel de Artilharia Luiz Antonio Fortes e do ex-ministro do Exército, general Leônidas Pires Gonçalves.
 
Idealizada pela Equipe de técnicos do Museu Histórico do Exército e modelada pelas  artistas da CMB,  Fernanda Costa e Érica Takeyama, a medalha apresenta no anverso, ao fundo, representação do pórtico do Forte de Copacabana, com a guarnição da década de 1920 à frente. Em destaque, no canto superior direito, a legenda “100 ANOS 1914-2014” e no canto superior esquerdo, a legenda em latim “SI VIS PACEM PARABELLUM”, que significa Se queres a paz prepara-te para a guerra.

No reverso, emoldurada por 24 estrelas que representam o firmamento, ao fundo representação da entrada do Forte de Copacabana e de sua cúpula, com os canhões de 305mm e o Pavilhão Nacional. Na parte superior, centralizada a legenda “FORTE DE COPACABANA”. Na parte inferior, a legenda “Preservando a Memória e a Cultura do Exército”.
 
Medalha 100 anos do Forte de Copacabana
 

A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pelo presidente da CMB.

“A Casa da Moeda é uma empresa federal, mas de coração carioca. Nesse ano, motivada pelo espírito de integração nacional e da preservação da cultura e da história, a Casa da Moeda do Brasil, por meio do Clube da Medalha, decidiu fazer esta homenagem, lançando a medalha que comemora os 100 anos do Forte de Copacabana, importante marco histórico para os brasileiros”, afirmou Francisco Franco.

 Presidente da CMB e autoridades militares

Ao todo serão confeccionadas mil medalhas, sendo 05 de ouro, 195 de prata e 800 em bronze. A medalha de bronze custará R$ 70,00, a de prata, R$ 330,00, sem o frete. Já a de ouro tem preço sob consulta. 
 
As medalhas poderão ser adquiridas pelo site.  

O pedido deve ser feito pelo e-commerce do Clube e o pagamento pode ser com cartão de crédito, de débito ou boleto bancário.

Centenário do Palmeiras é tema de medalha feita pela Casa da Moeda

Em 08/09/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, uma medalha em comemoração aos 100 anos do Palmeiras. O evento aconteceu na sede social do clube, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.

Também presente à cerimônia, a assessora especial da CMB, Marcela Tapajós, foi responsável por conduzir a cerimônia de descaracterização do par de cunhos originais, que torna a medalha uma raridade entre os colecionadores.

"Se ao longo dos anos craques fantásticos vestiram o seu uniforme e encantaram o mundo com a arte do futebol, também a Casa da Moeda encanta o mundo com a arte de confeccionar produtos de alta segurança e beleza artística, como a medalha em comemoração aos 100 anos do Palmeiras".

Lançamento da medalha dos 100 anos do PalmeirasA assessora especial da CMB, Marcela Tapajós, o presidente do Palmeiras,Paulo Nobre,
e o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho

 A medalha

Idealizada pela Sociedade Esportiva Palmeiras, e modelada pelas artistas da CMB, Monique Porto e Fernanda Costa, a medalha apresenta em seu anverso o numeral 100 sendo formado pelos brasões do clube do Palestra Itália, seu primeiro nome.  Acima a legenda “S.E.P. VINVIT QUI SI VINCIT”. Abaixo, a era “1914-2014”. A composição é ornada por uma coroa de louros.

No reverso, o brasão do clube é circundado pela legenda: “Centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras”. Abaixo, a era: “1914-2014”.  Medalha dos 100 anos do PalmeirasMedalha com ou sem resina verde

Para este lançamento serão feitas medalhas com ou sem resina verde, em alusão à cor do Palmeiras. A tiragem máxima será de 3.250 peças, que podem ser fabricadas em ouro (preço sob consulta), prata, bronze dourado e bronze. Os preços variam conforme o metal escolhido e podem ser consultados no site do Clube da Medalha (www.clubedamedalha.com.br).

O pedido deve ser feito pelo e-commerce do Clube e o pagamento pode ser com cartão de crédito, de débito ou boleto bancário.

O centenário do Palmeiras, que é o dono do maior número de títulos nacionais (8 vezes vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol), foi celebrado no dia 26 de agosto.

Além da medalha da CMB, os Correios lançaram um selo comemorativo em homenagem ao centenário.

Em dois anos de programa, Visita Cidadão chega ao visitante 2.000

Em 26/08/2014

Os 20 visitantes que estiveram no dia 22 de agosto na Casa da Moeda para conhecer as instalações e processos produtivos da empresa participaram de um momento histórico. O Presidente Francisco Franco entregou a Denise Campolina, a 2.000ª Cidadã que participou do Programa Visita Cidadão, um certificado conferindo a ela a chancela de visitante 2.000.

O Programa, criado pelo Presidente em agosto de 2012, abre as portas da empresa semanalmente não só para os brasileiros, mas também para todos os cidadãos estrangeiros que tenham curiosidade em conhecer a Casa da Moeda. Os grupos são compostos por cerca de 40 pessoas, a partir dos 7 anos de idade, com direito a transporte gratuito oferecido pela empresa, partindo, às 8h, do Museu de Arte Moderna (MAM). Os visitantes passam a manhã na empresa, almoçam e retornam para o Centro do Rio. As inscrições são feitas pelo site da CMB.

A carioca Denise Campolina, criada em Belo Horizonte, soube que a Casa da Moeda tinha aberto suas portas para visitação assim que o programa começou por meio de uma matéria no jornal Folha de São Paulo. "Desde pequena tive curiosidade em saber por onde os processos de um modo geral começavam. Meus pais me levaram em uma fábrica de chocolate, de panelas e padaria. Conhecer então a fabricação de moedas e cédulas foi uma possibilidade que me encantou", disse.

A visita contou também com a presença de 15 jovens da Associação Nova Casa do Trabalho, do Rio de Janeiro. A ONG trabalha com a capacitação de jovens para colocação no mercado de trabalho. "Os jovens têm aulas de inglês, reforço em matemática e apoio pedagógico. Somos um polo de desenvolvimento humano", afirmou o Diretor Luiz Cláudio Lanes.

Presidente Francisco Franco entrega certificado para Denise Campolina, a visitante nº 2.000 do Programa Visita Cidadão

 Participantes da visita nº 81 com empregados e colaboradores da Casa da Moeda

Força de Submarinos ganha medalha comemorativa da CMB pelos seus 100 anos

Em 23/07/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou na terça-feira, dia 22 de julho, uma medalha em homenagem aos 100 anos da Força de Submarinos. O evento ocorreu na Ilha de Mocanguê, em Nitério, no Rio de Janeiro.

A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pela presidente em exercício e diretora vice-presidente de Relações com o Mercado, Lara Caracciolo Amorelli.
 Lançamento da medalha aconteceu na Ilha de Mocanguê

"Fiz uma visita a esta base e fiquei impressionada com o nível tecnológico, com a infraestrutura e com a preocupação com o treinamento, mais uma razão para me orgulhar de ser brasileira! O lançamento dessa medalha reafirma a dedicação e a importância da força submarina na defesa de nossas águas", concluiu a presidente em exercício Lara Caracciolo.

Durante o evento, também foi lançado pelos Correios o selo personalizado “100 anos da força de submarinos”.
Participaram da cerimônia o ministro de Estado da Defesa, embaixador Celso Amorim, os almirantes –de-esquadra Alfredo Karam, Roberto de Guimarães Carvalho, Henrique Octávio Achè Pillar, Jelcias Baptista da Silva Castro, Miguel Angelo Davena, Kleber Luciano de Assis e Fernando Eduardo Studart Wiemer, o comandante contra-almirante Marcos Sampaio, entre outras autoridades.
 
Idealizada pelo artista plástico Ricardo Manhães Benvenuto e modelada pelo artista da Casa da Moeda do Brasil Luiz Henrique Peixoto, a medalha apresenta em seu anverso, em destaque ao centro, representação do aspecto proa da superestrutura e convés de um submarino classe “s-br”, e na parte superior coroa naval, à esquerda, a marca “Amazônia azul”: o patrimônio brasileiro no mar, à direita, o Cruzeiro do Sul, abaixo, a inscrição “100 anos” e os distintivos operativos de submarinista, escafandria, mergulhador de combate e medicina de submarinos e escafandria e envolto pelas expressões: ”Marinha do Brasil” e “Força de Submarinos”.

Medalha pelos 100 anos da Força de Submarinos

No reverso, em moldura, a legenda “usque ad sub acquam nauta sum”- somos marinheiros até debaixo d’água- e a era ”1914-2014” ladeada por silhuetas de submarinos das classes “foca” e “s-br”, confrontando passado e presente, e ao centro, o retículo do periscópio assinala o fim dos alvos.
 
Ao todo serão confeccionadas 700 medalhas, sendo 280 em bronze, 265 em bronze dourado, 150 de prata e 5 em ouro. A medalha de bronze custará R$ 70, a de bronze dourado R$ 160 e a de prata, R$ 340, sem o frete. Já a de ouro só será produzida sob encomenda. 
 
As medalhas poderão ser adquiridas pelo site http://www.clubedamedalha.com.br/
 
O e-commerce do Clube da Medalha aceita cartões de crédito e débito e o pagamento pode ser feito também através de boleto bancário.
 

Lançamento de medalha pela canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII reúne fiéis em Aparecida, SP

Em 04/07/2014

A Casa da Moeda Brasil (CMB) lançou nesta sexta-feira, dia 4 de julho, a medalha comemorativa da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII. O evento aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo.
 
A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pelo diretor vice-presidente de Tecnologia da CMB, Marcone Leal. Também participaram do evento o Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, o reitor, padre Domingos Sávio, e o ecônomo do Santuário, padre Luiz Cláudio.

Cerimônica de descaracterização dos cunhosDiretor Marcone Leal e o Arcebispo
de Aparecida

No local, houve uma missa em comemoração aos 34 anos da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, celebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis.


Lançamento da medalha aconteceu em Aparecida 
Lançamento de medalha aconteceu durante missa em Aparecida

Os dois Papas, o polonês João Paulo II e o italiano João XXIII, foram canonizados em 27 de abril deste ano em uma cerimônia realizada pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Marcone Leal ressaltou a importância da homenagem:"Promovemos lançamentos medalhísticos da mais alta qualidade artística, como é o caso dessa medalha que hoje apresentamos ao público, perenizando a imagem desses dois Papas, João XXIII e João Paulo II, que tanto representam para o cristianismo".

Medalha de canonização dos Papas

 

Criada e modelada pelos artistas Érica Takeyama e Nelson Carneiro, ambos da CMB, a medalha, fabricada em ouro, prata e bronze, apresenta em seu anverso, o portrait dos respectivos papas homenageados, acompanhado da legenda: “MMXIV - Canonização de João Paulo II e João XXIII. Já no reverso há a reprodução da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
 
Ao todo serão confeccionadas 5 mil medalhas, sendo 4 mil em bronze, 980 em prata e 20 em ouro. A medalha de bronze custará R$ 60 e a de prata, R$ 336, sem o frete. Já a de ouro só será produzida sob encomenda.
 
 
As medalhas poderão ser adquiridas pelo site http://www.clubedamedalha.com.br/
 
O e-commerce do Clube da Medalha aceita cartões de crédito e débito e o pagamento pode ser feito também através de boleto bancário.

Em dia 23 de julho, a CMB lançou no Sumaré, no Rio de Janeiro, a medalha comemorativa em homenagem à visita do Papa Francisco ao Brasil. Foram confeccionadas 10 mil medalhas.

CMB adere ao Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Etnia – 5º Edição

Em 11/06/2014

A Casa da Moeda o Brasil aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Etnia da Secretaria de Política para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR). O Programa é voltado para empresas médias e grandes, que possuam, no mínimo, 150 trabalhadores. A inscrição da empresa foi feita no dia 18 de março de 2014, na 5º Edição do Programa.
 
Ao aderir à Campanha Pró-Equidade, a CMB garante a autonomia econômica e social das mulheres como fator estruturante para a transformação das condições de vida e das desigualdades vividas por elas, especialmente as que vivem discriminações decorrentes da desigualdade social de gênero e de raça.
 
O programa tem a duração de 18 meses. Neste período, as organizações inscritas executam seu plano de ação, lideradas por um comitê gestor de propostas e ações transformadoras.
 
Ao executar de maneira satisfatória as ações propostas para a Campanha, a empresa ganha um instrumento de gestão eficiente: o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. Ele contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e mídia espontânea do compromisso assumido com a equidade de gênero e étnico racial.
 
Entre os resultados esperados está, em primeiro lugar, a adoção de práticas de igualdade étnica racial e de gênero de forma sistemática como um instrumento de gestão que contribua para uma maior igualdade entre mulheres e homens nas empresas.

Presidente Francisco Franco participa da CampanhaPresidente Francisco Franco participa da Campanha Pró-Equidade

Premiações marcam Dia Mundial do Meio Ambiente na CMB

Em 09/06/2014

Ser reconhecida com dois prêmios relacionados a práticas sustentáveis na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, é motivo de orgulho para a Casa da Moeda do Brasil (CMB). A empresa foi vencedora no 5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P e ficou  em 14º lugar no ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País do Programa Benchmarking Brasil.

O Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de internalizar os princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos. O troféu foi recebido dia 4 de junho em Brasília pela CMB em reconhecimento ao case “Reaproveitamento de água em processo gráfico – Sistema Aquasave”. A empresa estava entre as três finalistas na categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais e concorreu com Furnas e a Prefeitura de ibirarema, de São Paulo. O evento teve mais de 70 empresas inscritas, entre elas Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Correios. O prêmio foi entregue pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Já o Programa Benchmarking é uma iniciativa independente de fomento à sustentabilidade que tem por objetivo o incentivo à adoção das boas práticas socioambientais nas empresas do Brasil. A Casa da Moeda participou com o Programa de Gestão Total de Resíduos Sólidos da CMB.“Concorremos com mais de 80 cases que foram avaliados por uma equipe técnica com especialistas de 15 países. O prêmio foi recebido dia 4 de junho, em São Paulo.

Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P Da esquerda para a direita: Marcos Pereira, Superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional recebe Prêmio A3P de Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, e de José Carlos Medaglia, Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal. 

Evento Amazing Coins promove debate sobre o mercado de moedas comemorativas

Em 30/05/2014

O ciclo de palestras sobre moedas comemorativas organizado pela Casa da Moeda do Brasil, com o título de Amazing Coins, reuniu, nos dias 29 e 30 de maio, no prédio histórico da empresa, situado na Praça da República, cerca de 100 participantes por palestra – mobilizando quase 400 pessoas, entre profissionais de marketing, artistas, museólogos e colecionadores de numismática, que se encantaram com as apresentações. O evento teve ainda uma área de exposição e estande comercial. A loja da CMB, representada pelo Clube da Medalha, vendeu moedas e medalhas brasileiras e dos países visitantes - Japão e Canadá.
 
O evento, proposto pelo Comitê CMB Ano 320, teve por objetivo aquecer o mercado de colecionismo de moedas comemorativas no Brasil, aproximando a empresa de seus clientes e promovendo reflexões sobre o assunto. Na oportunidade, o projeto de restauro do prédio histórico da Casa da Moeda foi apresentado em considerável estágio de progressão, dando uma mostra de seu potencial para abrigar atividades socioculturais em suas dependências.
 
O Presidente da CMB, Francisco Franco, fez a abertura do evento e agradeceu a presença dos representantes do Banco Central do Brasil, das Casas de Moedas  do Canadá e do Japão e também da Associação Brasileira de Numismatas. “ Este ciclo de palestras faz parte do plano de negócios da empresa para potencializar o colecionismo de moedas e medalhas comemorativas no Brasil”, declarou
 
A Diretora de Relações com o Mercado, Lara Caracciolo Amorelli, falou sobre os desafios para atingir os diferentes grupos de clientes que adquirem moedas e medalhas comemorativas. Ela destacou o caso de sucesso da Casa da Moeda com a medalha do Papa Francisco. O gravador de valores Luiz Henrique Peixoto Ferreira falou sobre as etapas de criação e produção das moedas e o Superintendente do Departamento de Moedas e Medalhas, Paulo Ricardo Mattos, deu um panorama das principais tendências em inovação técnica nas casas de moedas do mundo.

O Amazing Coins teve dois importantes convidados internacionais, que mostraram cases de excelência mundialmente reconhecidos. A Royal Canadian Mint (Casa da Moeda do Canadá) teve como palestrante o Vice-presidente de Marketing David Hadsipantelis, que discursou sobre “Estratégias de Marketing Digital para uma Casa da Moeda Moderna”. Ele expôs cases populares como as moedas comemorativas glow-in-the-dark, cuja tecnologia permitia que os esqueletos de dinossauros retratados nas moedas ficassem luminosos no escuro, e a coleção sobre o Superman.

Já o palestrante da Japan Mint (Casa da Moeda do Japão), o Vice-diretor de Atendimento e Vendas Teru Fujita, falou sobre “Técnicas em Design com Temática Social” e apresentou as moedas comemorativas sobre os projetos de restauração das áreas devastadas por terremotos no Japão. O Chefe do Departamento do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo Filho, encerrou o evento exibindo a série de moedas comemorativas para a Copa do Mundo FIFA 2014.
 
De acordo com o Assessor de Comunicação da Diretoria da Sociedade Numismática Brasileira, Hilton Lucio, o mercado esperava por um encontro como esse há cerca de cinco anos. "Esse evento é um sinal concreto de que a Casa da Moeda do Brasil percebeu como as moedas comemorativas são um bom mercado", sinalizou.
 
O Diretor Bibliotecário da Associação Brasileira de Numismática, Rodrigo Leite, reiterou a importância do restauro do prédio histórico da Casa da Moeda do Brasil para sediar encontros futuros entre colecionadores e a empresa. “Será de fundamental importância termos este espaço preservado para os encontros e os eventos com os numismatas. Ficamos muito gratos por esta iniciativa da Casa da Moeda!”, disse.
 
Já o colecionador de moedas Paulo de Godoy apontou que conhecer o que o mercado internacional está produzindo em termos de moedas comemorativas é muito enriquecedor. "Sou colecionador há 25 anos, participo de vários encontros sobre moedas em vários estados do Brasil e estou encantado com tudo que vi aqui", concluiu.

 

Amazing Coins 2014
Da esquerda para direita: Presidente Francisco Franco, a Chefe de Operações da Casa da Moeda do Canadá, Beverly Lepine, o Vice- Diretor da Divisão de Atendimento ao Cliente e Vendas da Casa da Moeda do Japão, Teru Fujita, e a Diretora de Relações com o Mercado, Lara Caracciolo Amorelli. 

Problema na impressão de passaportes é solucionado

Em 29/05/2014

Representantes das empresas que fornecem matérias-primas (tintas e papel) utilizadas na produção de passaportes para a Polícia Federal estiveram na quarta-feira (28/5) na Casa da Moeda do Brasil realizando testes para identificar e corrigir uma falha na impressão do documento.

No dia 22/5, o controle de qualidade detectou que uma tinta invisível, que é só é vista ao se aplicar uma luz ultravioleta, reagiu com outra tinta, afetando ligeiramente a foto do documento.

O problema, apesar de ser estético e não comprometer a credibilidade dos elementos de segurança do documento, poderia causar transtornos ao cidadão brasileiro nas viagens internacionais.

O lote de insumos que estava semiacabado foi afetado por esse problema.

Em paralelo, foram solicitados novos lotes  de papel e tinta. Testes feitos com esse novo lote de papel e tintas que chegaram ontem foram aprovados pelo controle de qualidade da Casa da Moeda e a produção foi reiniciada na noite de 28/05.

A Casa da Moeda vai trabalhar em três turnos, 24 horas por dia, inclusive no final de semana, para regularizar a situação em até 7 dias.

Caso os testes que estão sendo feitos para corrigir problema do lote de insumos semiacabado obtenham sucesso, esse prazo pode ser antecipado para minimizar qualquer transtorno que tenha ocorrido para a população. 

Para os casos de emergência, a Polícia Federal informou que a emissão do passaporte está sendo feita nos postos da própria polícia.

Novo site do Clube da Medalha

Em 22/05/2014

Está no ar o novo site do Clube da Medalha do Brasil. Com design mais moderno, o e-commerce tem navegação mais fácil e oferece a opção de compra de medalhas por cartão de crédito e débito, além de boleto bancário. Outro diferencial é a ferramenta de zoom, que permite aos clientes visualizarem, em alta resolução, todos os detalhes das peças. Acesse o e-commerce no endereço eletrônico www.clubedamedalha.com.br e conheça as novidades do portal! 

Profissionais de comunicação realizam 65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil

Em 16/04/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) recebeu dia 10 de abril 33 profissionais de comunicação da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - para o 65° Encontro Aberje Rio, reunião mensal organizada pela instituição que promove o debate de temas ligados à comunicação organizacional.

Os profissionais se reuniram no anfiteatro e receberam explicações sobre os processos de comunicação da CMB e também sobre os produtos fabricados pela empresa. O evento foi coordenado pelo Diretor de Comunicação da Vale, Paulo Henrique Soares e contou com a presença de jornalistas da Petrobras, Souza Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Globosat.

Os participantes demonstraram curiosidades sobre a fabricação de cédulas e moedas, além de passaportes e selos fiscais. Eles visitaram o Departamento de Cédulas e o Departamento de Gráfica Geral, e saíram surpreendidos com questões como itens de segurança nos produtos e até mesmo o portfólio produzido pela Casa, desconhecido por muitos dos integrantes do grupo.

“Conhecer a Casa da Moeda sempre foi um desejo antigo.  Não sabia que a Casa mantinha um programa de visitas regular e está sempre aberta a receber grupos para conhecer as suas estruturas.  Todo brasileiro deveria ter muito orgulho dessa empresa.  A oportunidade de visitar a Casa da Moeda com o grupo da Aberje Rio foi espetacular, além de podermos conhecer os desafios que a empresa tem para lidar com a Comunicação”, declarou Paulo Henrique Soares, Diretor do Capítulo Rio da Aberje e Diretor de Comunicação da Vale.

 

65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil


65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil


65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil


65º Encontro Aberje Rio na Casa da Moeda do Brasil

Casa da Moeda do Brasil assina termo de compromisso da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Em 19/03/2014

O Presidente da Casa da Moeda do Brasil (CMB), Francisco Franco, assinou ontem, dia 18 de março, em Brasília, o termo de compromisso da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Política para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR). O objetivo do Programa é eliminar todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho. Os participantes que cumprirem 70% das ações previstas no plano até agosto de 2015 vão receber o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
 
Além do Presidente da CMB, participaram da cerimônia de assinatura as ministras Eleonora Menicucci, da SPM, e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Seppir, Tatau Godinho, Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, e as integrantes do Comitê Gestor do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça da CMB. Dirigentes de empresas como Eletronorte, Correios, Microsoft e Avon também participaram do evento.
 
Entre as ações propostas pelo Comitê Gestor do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça para garantir à empresa o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça estão: inserção do tema da gestão da diversidade no curso de qualificação gerencial; realização de palestras sobre questões de gênero e etnia-racial ao ciclo de palestras; proposta para alteração nos modelos dos uniformes,  levando-se em consideração as diferenças de gênero; criação da Coordenadoria de Gestão de Diversidade e Direitos Humanos, entre outras.
 
Para o Presidente Francisco Franco, aderir ao Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça é um movimento para promover a igualdade de fato e de direito entre todos os empregados.
 
Em julho do ano passado, a Casa da Moeda e a Seppir firmaram um Protocolo de Intenções visando à adesão da empresa à campanha ‘Igualdade racial é pra valer`. O objetivo da parceria é fortalecer iniciativas de combate ao racismo, promover a igualdade racial e adotar ações efetivas na CMB.


                                                                                              Divulgação: SPM-PRPrograma Pró-Equidade de Gênero e Raça Integrantes do Comitê da CMB com a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, 
e Tatau Godinho, Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres


Presidente da Casa da Moeda e ministra Eleonora Menicucci assinam termo de compromisso em Brasília  
Presidente da CMB, Francisco Franco, e ministra Eleonora Menicucci assinam termo

Casa da Moeda do Brasil comemora 320 anos

Em 14/03/2014

Dois eventos marcaram as primeiras comemorações dos 320 anos da Casa da Moeda do Brasil (CMB). No dia 11 de março, na sede da Associação dos Empregados, os funcionários assistiram às apresentações do coral do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e de integrantes da Escola de Samba Império Serrano. No dia 12 foi lançada a medalha dos 320 anos da CMB em cerimônia no prédio histórico da empresa que está sendo restaurado no Centro do Rio.

Entre os convidados que participaram dos eventos estão: o Superintendente Regional do Ministério da Fazenda, Antônio Renato César de Andrade; o Chefe do Departamento do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo Filho; o Superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, delegado Roberto Mario da Cunha Cordeiro; a Gerente de Recursos Logísticos do Ministério da Fazenda do Rio de Janeiro, Maria Ângela Moreira Carnaval; a Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Fazenda, Cecília Vescovi de Aragão Brandão; o Diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva; a Diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Lucia Bottrel Tostes e a Representante do Museu de Valores do Banco Central nas Regionais, Telma Ceolin.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na mesma data do aniversário da Casa da Moeda, a Primeira Dama do Samba, Dona Ivone Lara, foi homenageada com a medalha dos 320 Anos da CMB. O neto da compositora, André Luiz Lara, esteve na empresa para receber a homenagem em seu nome.

O Presidente Francisco Franco parabenizou os moedeiros pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e pela belíssima história da empresa.

Representando Dona Ivone Lara, o neto André Luiz Lara exibe a placa comemorativa ao Dia Internacional da Mulher
Representando Dona Ivone Lara, o neto André Luiz Lara exibe a placa comemorativa ao
Dia Internacional da Mulher, entregue pela Assessora da Presidência Helena Theodoro

Show de integrantes da Escola de Samba Império Serrano
Empregados comemoram aniversário da Casa com show de integrantes da Império Serrano

A Diretoria Executiva durante lançamento da medalha dos 320 Anos da CMB
A Diretoria Executiva durante lançamento da medalha dos 320 Anos da CMB

Diretor de Administração e Finanças, Daniel Augusto Borges
O Diretor de Administração e Finanças, Daniel Augusto Borges, descaracterizou os cunhos

Moedas Comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão fabricadas pela Casa da Moeda

Em 30/01/2014

Todas as moedas comemorativas em homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, conforme exclusividade garantida pela lei 5895/73. O anúncio do lançamento da série de moedas foi feito nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro, pelo Banco Central do Brasil, após aprovação do Conselho Monetário Nacional.

Clique para ver imagens das moedas
 
Ao todo, serão 36 moedas – quatro de ouro, 16 de prata e 16 bimetálicas (moedas de 1 real de circulação comum). Os projetos foram desenvolvidos pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda, com o suporte técnico do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
As moedas comemorativas dos Jogos Rio 2016 serão divididas em quatro lançamentos, previstos para agosto de 2014, fevereiro de 2015, agosto de 2015 e fevereiro de 2016. Em cada lançamento, serão emitidas quatro moedas de circulação comum, quatro de prata e uma de ouro.

CMB participa do lançamento das moedas comemorativas da Copa do Mundo 2014

Em 29/01/2014

As moedas comemorativas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM foram lançadas nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, pelo Banco Central, em Brasília. Ao todo, são nove moedas especiais, todas fabricadas pela Casa da Moeda do Brasil, conforme exclusividade garantida pela lei 5895/73: uma de ouro, duas de prata e seis de cuproníquel. 

O lançamento contou com a participação da vice-presidente e diretora de Relações com o Mercado da CMB, Lara Caracciolo, do diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes, e do chefe do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo Filho.

“A Casa da Moeda se orgulha em estar aqui hoje com o Banco Central do Brasil na concretização deste projeto no qual cabeceamos e passamos a bola várias vezes, um para o outro; tivemos de driblar situações e matar no peito  dificuldades eventuais que todo projeto inovador traz; defendemos o que acreditamos e viemos aqui para ver mais este gol do Banco Central do Brasil, que assim como o lançamento da nova família de cédulas do Real, consolida ainda mais a parceria dessas duas instituições públicas a serviço da sociedade brasileira!”, declarou Lara Caracciollo.

Lançamento das moedas da Copa, em Brasília
Lara Caracciolo, da Casa da Moeda, e Altamir Lopes e João Sidney, do Banco Central 

O diretor do Banco Central, Altamir Lopes, também falou sobre a importância do projeto.

"Nada mais oportuno que associar o nosso padrão monetário, um dos principais elementos de identidade do nosso povo, com o esporte que mais intensamente reflete as tipicidades da alma brasileira, o futebol, elemento igualmente marcante da nossa cultura", disse. 

O projeto foi desenvolvido por equipes do Banco Central e da Casa da Moeda. A moeda de ouro faz alusão à Taça da Copa do Mundo da Fifa e ao momento do gol. Uma das moedas de prata apresenta a Mascote Oficial da Copa, e a outra traz uma homenagem às doze cidades-sede da competição.

 Moeda Comemorativa 10 reais

As moedas de cuproníquel retratam os lances típicos do futebol: a defesa do goleiro, a cabeçada, a matada no peito, o passe, o drible e o gol. A partir de março, também deve ser comercializada uma cartela com o conjunto das seis moedas de cuproníquel.

Características das moedas:

Moeda de ouro:
Valor de face: 10 reais
Composição: ouro 900/1000
Diâmetro: 16 mm
Peso: 4,4 g
Bordo: serrilhado intermitente
Acabamento: proof
Tiragem inicial: 2.720 moedas
Tiragem máxima: 5 mil moedas
Preço de venda: R$1.180,00
 
Moedas de prata:
Valor de face: 5 reais
Material: prata 925/1000
Diâmetro: 40 mm
Peso: 27 g
Bordo: serrilhado
Acabamento: proof
Tiragem inicial: 12 mil moedas
Tiragem máxima: 20 mil moedas
Preço de venda: R$190,00 (cada)
 
Moedas de cuproníquel:
Valor de face: 2 reais
Material: Cu 75% / Ni 25%
Diâmetro: 30 mm
Peso: 10,17 g
Bordo: serrilhado
Tiragem inicial: 7.400 moedas
Tiragem máxima: 20 mil moedas
Preço de venda: R$30,00 (cada)

As moedas podem ser adquiridas no site do Banco do Brasil (www.bb.com.br) ou nas unidades regionais do Banco Central (veja relação abaixo). Nas unidades do Banco Central, o pagamento deve ser feito em dinheiro. Nas compras pela internet, o pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário ou, no caso de correntista do BB, por débito em conta.

Unidades Regionais do BC:
Belém (PA) - Boulevard Castilhos França, 708. Telefone: (91) 3181-2099
Belo Horizonte (MG) - Av. Álvares Cabral, 1605. Telefone: (31) 3253-7054
Brasília (DF) - SBS, quadra 3, bloco B, 2.º subsolo. Telefone: (61) 3414-2254
Curitiba (PR) - Rua Cândido de Abreu, 344. Telefone: (41) 3281-3210
Fortaleza (CE) - Av. Heráclito Graça, 273. Telefone: (85) 3308-5470
Porto Alegre (RS) - Av. Alberto Bins, 348. Telefone: (51) 3215-7382
Recife (PE) - Rua da Aurora, 1259. Telefone: (81) 2125-4229
Rio de Janeiro (RJ) - Av. Rio Branco, 30. Telefone: (21) 2189-6281
Salvador (BA) - Av. da França, s/nº - anexo B do Banco do Brasil. Telefone: (71) 2109-4750
São Paulo (SP) - Av. Paulista, 1804. Telefone: (11) 3491-6557


 

Casa da Moeda do Brasil tem lucro recorde de R$ 783 milhões em 2013

Em 17/01/2014

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) bateu recorde e fechou o ano de 2013 com lucro de R$ 783 milhões, valor 47% superior ao de 2012 (R$ 533,1 milhões), e faturamento de R$ 2,98 bilhões, um crescimento de 9,5% frente ao ano anterior.

O excelente crescimento do lucro em relação ao faturamento é consequência dos ganhos de eficiência implementados pela nova gestão, que reduziram significativamente os gastos da empresa.
 
Entre eles, destacam-se: as licitações internacionais de papel, discos e tinta utilizados para a fabricação de cédulas e moedas; renegociação do contrato com a empresa que presta serviço de selos rastreáveis de bebidas; otimização dos estoques  de insumos; redução de perdas na produção de passaportes e cédulas e redução da dívida de curto prazo.
 
O resultado positivo vai elevar na mesma proporção (47%) o pagamento de dividendos à União (R$ 284 milhões) e da PLR aos empregados da Casa da Moeda (R$ 70 milhões).

"Todos moedeiros estão de parabéns, porque além dos trabalhadores da área de produção, os empregados das demais áreas contribuíram em muito para o resultado, ao fazerem licitações, renegociações de contratos e otimização de estoques, entre outras medidas", destacou o presidente da CMB, Francisco Franco.

Esse é o segundo ano da gestão de Franco à frente da empresa, que implantou mudanças estruturais, além de ter criado a Ouvidoria, Corregedoria e os Departamentos de Análises de Mercado e de Conformidade.

Em 2013, a Casa da Moeda produziu 3,1 bilhões de cédulas, 2,3 bilhões de moedas e 2,4 milhões de passaportes.
 
A Casa da Moeda do Brasil é uma empresa 100% pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, que não recebe recursos da União. Sua receita é derivada da venda de seus produtos.

Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro ganha medalha por seus 250 anos

Em 10/12/2013

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, na Ilha das Cobras, uma medalha em homenagem aos 250 anos do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro.

A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pelo superintendente do Departamento de Moedas e Medalhas da CMB, Paulo Ricardo de Mattos Ferreira. Também participaram do evento o almirante de Esquadra e comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, e o contra-almirante e engenheiro naval, Mario Ferreira Botelho.

"Aqui no Arsenal da Marinha se respira uma parte da história do Brasil", comentou o superintendente da CMB, Paulo Ricardo Ferreira.

Idealizada pela artista plástica Érika Takeyama, da CMB, o anverso da medalha é emoldurado por uma corda. A peça traz ainda o distintivo do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e as legendas “ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO, “250 ANOS” e a era “2013-1763”.

O reverso é formado pela vista da proa duas embarcações construídas pela Marinha: a Nau São Sebastião e o submarino Tikuna S-34.

 250 anos do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro

Desde sua criação, o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro tem desempenhado papel relevante na condução das atividades relativas à construção e manutenção de fragatas, navios-patrulha, navio-escola, navios de assistência hospitalar, lanchas-patrulha, corvetas e submarinos.

A medalha pode ser adquirida pelo site da CMB (www.casadamoeda.gov.br) ou através do Clube da Medalha. Outras informações pelos telefones 21 2414-2365 / 2414-2375 / 2414-2567 ou pelo e-mail medalha@cmb.gov.br

 

Patrimônio da Humanidade, cidade de Diamantina é homenageada com moeda de R$ 5

Em 06/12/2013

A moeda comemorativa da cidade de Diamantina foi lançada pelo Banco Central nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, no Teatro Santa Izabel, em Diamantina, Minas Gerais. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999.

Além do presidente da Casa da Moeda do Brasil (CMB), Francisco Franco, o evento contou com a participação do diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes, do diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, do chefe do Meio Circulante, João Sidney de Figueiredo Filho, e do prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo.

A moeda, desenvolvida pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda, faz parte da série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”, e se junta às moedas comemorativas de Brasília, Ouro Preto e Goiás, lançadas, respectivamente, em 2010, 2011 e de 2012.

Cunhada em prata e com valor de face de R$ 5, a moeda tem o anverso formado pela imagem do passadiço da Casa da Glória, construção do século XIX que é um dos marcos da cidade. Já o reverso traz uma alusão à Vesperata, evento cultural tradicional da cidade, em que bandas de música se apresentam nas sacadas dos sobrados históricos. 

"Moedas comemorativas relembram momentos marcantes da história de um povo, enaltecendo expressões da cultura, arte, religiosidade,  música e esporte, dentre tantos outros elementos que definem a identidade brasileira", disse Franco.

Moeda de Diamantina

 

A moeda vai custar R$ 180 e pode ser adquirida nas unidades regionais do Banco Central ou pelo site do Banco do Brasil, no endereço http://www.bb.com.br/

Regionais do BC:

Belém (PA) - Boulevard Castilhos França, 708. Telefone: (91) 3181-2099
Belo Horizonte (MG) - Av. Álvares Cabral, 1605. Telefone: (31) 3253-7054
Brasília (DF) - SBS, quadra 3, bloco B, 2.º subsolo. Telefone: (61) 3414-2254
Curitiba (PR) - Rua Cândido de Abreu, 344. Telefone: (41) 3281-3210
Fortaleza (CE) - Av. Heráclito Graça, 273. Telefone: (85) 3308-5470
Porto Alegre (RS) - Av. Alberto Bins, 348. Telefone: (51) 3215-7382
Recife (PE) - Rua da Aurora, 1259. Telefone: (81) 2125-4229
Rio de Janeiro (RJ) - Av. Rio Branco, 30. Telefone: (21) 2189-6281
Salvador (BA) - Av. da França, s/nº - anexo B do Banco do Brasil. Telefone: (71) 2109-4750
São Paulo (SP) - Av. Paulista, 1804. Telefone: (11) 3491-6557

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