Ir para o conteúdo

Glossário

Calcografia

Elemento gráfico de segurança de primeiro nível (identificação pelo público), obtido por meio da impressão direta da tinta sobre um substrato de polímero ou papel, utilizando chapa impressora (matriz), contendo a arte (grafismo) em cavidade, com profundidades de até 100 µm. A arte é desenvolvida em linhas e o resultado final da impressão apresenta a sensação tátil de relevo na área impressa.

Computer to plate (CTP)

Processo de gravação de matrizes, geralmente gráficas, em que a arte desenvolvida e gravada a partir de um arquivo digital é transferida diretamente do computador/equipamento para uma chapa (matriz), por meio de processos de gravação a laser ou usinagem etc.

Demonstração do valor adicionado

A demonstração do valor adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição. Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas normas contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência [http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/despesas.htm], Resolução CFC 750, de 1.993 [https://www.econeteditora.com.br/bdi/res/ant/resolucao750_cfc_1993.asp]. A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa.

Discos eletrorrevestidos

Matéria-prima utilizada no processo de fabricação de moedas de circulação, em que os discos de base ferrosa recebem um acabamento superficial de metal não ferroso por meio de banhos galvânicos para tonalização e diferenciação da família do real.

Filme termoencolhível

Filme plástico com propriedades físicas de termoencolhimento, nas duas direções, quando processado em equipamento aquecido (túnel de encolhimento) e possuindo estabilidade dimensional, quando retornar à temperatura ambiente. Utilizado para embalagem de caixas ou outros produtos. 

Impressão calcográfica

Processo gráfico de impressão direta em que a tinta é transferida do interior do grafismo (cavidades) das chapas impressoras (matriz) para depósito sobre o substrato de polímero ou papel.

Induto magnético

Matéria-prima que compõe a tarja magnética de bilhetes magnetizados (Ex. Metrô etc.) obtido a partir de tinta magnética, composta de veículo a base de resinas solúveis em solventes orgânicos e propriedades compatíveis com a profundidade de gravação da matriz cilíndrica (rotogravura), contendo de forma dispersa pigmento inorgânico de óxido de ferro III magnético de coloração marrom. Esta matéria-prima, ao ser impressa nos bilhetes, será submetida a uma codificação magnética com informações pertinentes do produto.

Informações biométricas

Características físicas ou comportamentais das pessoas para identificação pessoal, controle de acesso etc., baseando sua funcionalidade nas características de diversas partes do corpo humano, como olhos (íris) ou digitais.

Máquina tampográfica

Equipamento de impressão indireta em baixo relevo, em materiais de diversos tamanhos e superfícies, que consiste na transferência, por meio de tampão, da tinta do clichê (matriz) para a peça a ser impressa.

Marca d’água

Elemento gráfico, moldado dentro da massa do papel de segurança, obtido diretamente no processo de fabricação do papel, por meio de molde metálico (matriz). Apresenta características de visualização translúcida contraluz, permitindo identificar a imagem (arte) pela diferença das tonalidades clara e escura.

Offset

Processo gráfico de impressão indireta que utiliza matrizes planas ou cilíndricas, ou seja, a matriz entintadora transfere a tinta para outra matriz, com revestimento de borracha, que recebe a imagem (arte) a ser impressa sobre substrato de papel ou plástico. O processo offset pode ser “seco” ou “úmido”, sendo diferenciado pelas matrizes. No offset seco a matriz possui camadas poliméricas de alturas variadas e a entintagem se localiza no topo do grafismo. No offset úmido a impressão se caracteriza pela matriz sem relevo, utilizando solução de molha (água), em que na área sem grafismo ocorre a expulsão da tinta, permanecendo depositada apenas na área do grafismo, a qual é transferida para o substrato de papel ou plástico.

Selos fiscais digitais

Produto utilizado pela Receita Federal para o controle sobre produtos industrializados e para arrecadação de impostos e controle de distribuição no mercado, além de regular a produção de produtos falsificados. Difere do selo físico, por se tratar de um sistema digital em que o selo propriamente dito é impresso em formato de caracteres, ou código tipo QR Code, diretamente no produto a ser comercializado, sendo controlado e rastreado por sistema digital composto de aplicativos dedicados, rede e servidores. 

Verniz flexográfico

Película de acabamento quase transparente, sem pigmento de cor, usada para proteção nos impressos de segurança. É aplicada na forma líquida, por processo de impressão, utilizando matriz flexográfica com superfície de polímero.