Ir para o conteúdo

Missão, Visão e Valores/Materialidade

Visão, Missão & Valores [G4-56]

Missão

Atender os clientes com soluções de segurança nos segmentos de meios de pagamento, identificação e controle fiscal, de forma sustentável.

Visão

Ser reconhecida pelos mercados nacional e internacional e pela sociedade por sua excelência em soluções de segurança nos segmentos de meios de pagamento, identificação, controle fiscal e numismática com inovação e sustentabilidade.

Valores

Ética
Transparência
Comprometimento
Atitude para resultados
Qualidade
Inovação
Sustentabilidade

Materialidade [GRI G4-18]

Para iniciar a construção de seu primeiro relatório de sustentabilidade, a Casa da Moeda do Brasil passou por um processo de definição de seus temas materiais, ou de sua matriz de materialidade – a relação de questões consideradas mais relevantes e essenciais para a estratégia e a perenidade de uma organização. São os tópicos que mais influenciam as decisões, as ações e o desempenho de uma empresa e seu relacionamento com diversos públicos de interesse.

A materialidade foi definida em um processo que incluiu análises de documentos e publicações referentes à instituição e a seu contexto socioeconômico, consultas aos principais públicos com os quais a Casa da Moeda do Brasil mantém contato (funcionários, porta-vozes do poder público, fornecedores, clientes, sindicato e representantes da sociedade civil e do meio acadêmico) e entrevistas com os principais líderes e gestores da CMB.

Os temas materiais apontados ao fim desse processo foram validados pela alta direção da instituição e estão refletidos não apenas no conteúdo deste relatório, mas também na gestão e no planejamento de longo prazo da entidade.

Conheça mais sobre os sete temas materiais da Casa da Moeda do Brasil. [GRI G4-2, G4-19, G4-20, G4-21]

TemaPor que é importanteComo a CMB aborda o tema
1Promover sustentabilidade financeiraRepresenta a busca pelo equilíbrio financeiro no longo prazo, conquistado por meio da diversificação da carteira de clientes e do lançamento de novos produtos, o que contribui para o fluxo de caixa, traz mais previsibilidade para as receitas e reduz a dependência da CMB em relação a seus clientes mais representativos (Banco Central e Receita Federal)Garantindo sua atividade fundamental (atribuição constitucional) de modo eficiente; monitorando oportunidades de mercado a fim de diversificar sua atuação e ampliar sua carteira de clientes
2Transparência, prestação de contas e mecanismos anticorrupçãoProtege a reputação e as boas práticas de gestão; é um tema central na atualidade brasileiraImplementando e monitorando mecanismos de compliance para aprimorar a transparência e o relacionamento com o poder público
3Gestão do relacionamento com clientes e órgãos públicosAumenta a oferta de produtos e de serviços e abre novas oportunidades de negócios. Também amplia o alcance social dos produtos e serviços da CMB, o que beneficia os clientes e a sociedade, além de mitigar riscos atrelados à atividade fundamental da CMBGarantindo entregas de qualidade e a satisfação dos clientes e demais usuários. A reestruturação interna promovida em 2015 trouxe mais foco ao atendimento das demandas dos clientes
4Desenvolvimento do capital humanoO investimento em formação e capacitação estimula o pensamento inovador na criação de produtos e na execução de processos; reduz a dependência de terceiros; eleva o nível de conhecimento interno e aprimora a formação de mão de obra especializadaBuscando fortalecer seu capital humano (técnico e de gestão) por meio de iniciativas de capacitação e atualização profissional, à procura do equilíbrio entre remuneração, atratividade e produtividade
5Ecoeficiência operacional (água, energia e resíduos)É importante para o alinhamento da CMB às diretrizes de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e a outras políticas públicas; oferece oportunidades de aumento da competitividadeMantendo um sistema de gestão que assegura a busca pela melhoria contínua e investindo em tecnologia para redução de custos e desenvolvimento de diferenciais competitivos
6Desenvolvimento tecnológico (segurança e qualidade dos materiais)Pelo potencial de expandir o valor agregado aos produtos e conquistar novos mercados; oportunidades de melhoria contínua em produtos e serviçosBuscando conhecimento para internalização de tecnologias e do estabelecimento de parcerias (ou convergências estratégicas) para o desenvolvimento de novas aplicações
7Fortalecimento e visibilidade da marcaGera repercussão e reconhecimento; valoriza diferenciais do negócio; ajuda na projeção local e global da CMBExplorando oportunidades de posicionar a entidade por seus atributos e diferenciais competitivos