Ir para o conteúdo

Sociedade

Além de produzir o meio circulante empregado pela população e os passaportes emitidos pela Polícia Federal, a Casa da Moeda mantém iniciativas de relacionamento institucional direto com a sociedade brasileira. Entre as principais ações, destacam-se:

Programa Jovem Aprendiz

A Casa da Moeda recebe todos os anos novas turmas do Programa Jovem Aprendiz, voltado para jovens entre 14 e 24 anos de idade que estejam cursando (ou tenham concluído) o ensino médio. Além de capacitar os estudantes para o mercado de trabalho, o programa é uma importante fonte de renda adicional para as famílias das comunidades no entorno da CMB (regiões de Santa Cruz, Itaguaí e Seropédica). Ao fim de 2016, a empresa contava com 99 jovens aprendizes do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e outros 12 do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet).

A carga horária diária é de quatro horas, durante as quais os participantes cumprem várias atividades educativas e administrativas. Além do salário, os estudantes contam com transporte, alimentação e assistência médica ambulatorial.

Jovem Aprendiz: projeto é voltado a estudantes das comunidades próximas à CMB

Conheça a CMB

O Programa Conheça a CMB foi iniciado na década de 1990 para oferecer visitas guiadas às instalações da Casa da Moeda. Inicialmente, era voltado apenas a estudantes de escolas públicas e privadas. Em 2006, os familiares dos empregados foram integrados ao programa e, em 2012, a iniciativa foi estendida a toda a sociedade. O objetivo é abrir um canal de comunicação entre a empresa e a comunidade, dando transparência sobre o que a instituição faz e como o faz. Além de conhecerem os processos de fabricação de diversos produtos presentes em seu cotidiano, como cédulas e moedas, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história da tricentenária empresa.

O programa conta com três modalidades: Empresa Escola, que une alunos, professores e profissionais da CMB; Empresa Família, que proporciona a integração da empresa com seus empregados e familiares; e Empresa Cidadão, que abre as portas para qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha interesse de conhecer a história e os processos de produção da CMB.

Entre 2013 e 2016, cerca de 11 mil pessoas visitaram a empresa por meio do programa Conheça a CMB, em um total de 447 visitas guiadas. Nas pesquisas feitas com os visitantes, quase todos (98,6%) avaliaram positivamente a experiência em critérios como inscrição, cadastramento de segurança, transporte, recepção, alimentação e roteiro. 

Restauração do palacete da Praça da República

Prosseguem os trabalhos de restauração do palacete situado à Praça da República, número 26, centro do Rio de Janeiro (foto abaixo). A construção, do século 19, já foi sede do Museu Real (hoje, Museu Nacional) e do Arquivo Nacional; mais tarde, abrigou o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e o Museu da Justiça. A CMB é proprietária do prédio desde 1986, e as obras de restauro se iniciaram em 2009.

O projeto encontra-se em sua terceira fase, incluindo instalações e adaptações finais. O Departamento de Gestão do Conhecimento e Ensino Corporativo supervisiona as obras, realizadas em acordo de cooperação técnica com o Instituto Herbert Levy.