Museu Casa da Moeda do Brasil
A Casa da Moeda do Brasil comemora a conclusão do restauro do Museu Casa da Moeda do Brasil, prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que abrigou o primeiro museu do Brasil. Aberto para a visitação pública desde 9 de março de 2018, o Museu ficou fechado por cerca de 30 anos.

No primeiro andar do Museu, o público vai encontrar a loja de colecionismo numismático do Clube da Medalha, a exposição “Quando nem tudo era gelo” do Museu Nacional, além de três mostras permanentes da Casa da Moeda: a do acervo histórico da CMB; a exposição “Do Réis ao Real”, que conta a história do dinheiro brasileiro, homenageando os 25 anos do padrão monetário Real no Brasil; e a mostra “Nota Real”, que apresenta os elementos de segurança das cédulas da segunda família do Real.

Vídeo da exposição “Quando nem tudo era gelo”.
Tombado pelo IPHAN em 2016, o Museu é uma construção eclética, de traços neoclássicos, com feição palaciana do início do século XX, sem os traços originais da antiga sede do Museu, em estilo “barroco-brasileiro”. As fachadas originais do prédio estão associadas ao período de transição que marcou a passagem da arquitetura da fase colonial para a neoclássica.
Com cerca de 200 anos de idade, o Museu Casa da Moeda do Brasil é um prédio de grande valor histórico.








Visite o Museu Casa da Moeda do Brasil
Endereço: Praça da República, 26, Centro
Entrada: Gratuita