Reconhecimento
Casa da Moeda do Brasil recebe Selo A3P do Ministério do Meio Ambiente
O Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P visa estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental a partir de práticas classificadas em cinco eixos temáticos: Gestão de Resíduos, Licitação Sustentável, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, Sensibilização e Capacitação dos Servidores, Uso Racional dos Recursos e Construções Sustentáveis.
O Selo “A3P” é conferido pelo Ministério do Meio Ambiente em consideração ao empenho na implementação do Programa com objetivo de reconhecer e divulgar as boas práticas de gestão, baseadas em conceitos de sustentabilidade que são implantadas pela Administração Pública em todo o país, nos níveis federal, estadual e municipal.

O presente Selo foi recebido após a compilação dos dados e o envio do relatório de monitoramento virtual pela A3P dos dados sobre a gestão e de consumo da Empresa em 2018. Foram avaliados o consumo de água, papel, copos descartáveis e gastos com transporte aéreo e terrestre.
A CMB aderiu a A3P em 2013 e desde então vem sendo reconhecida com os Selos.
Essa é uma das formas de demonstrar o comprometimento da CMB com a transparência e responsabilidade socioambiental.
CMB é reconhecida por projeto de reflorestamento - Programa Benchmarking Brasil
A CMB ficou em 11º lugar, entre 58 empresas, no ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País do Programa Benchmarking Brasil 2015. A premiação aconteceu em 02 de julho em São Paulo, e o case foi o projeto de Reflorestamento com espécies nativas de mata atlântica em áreas degradadas da Reserva Biológica União, no RJ, que contempla o plantio de mais de 200 mil mudas.
A escolha do localidade foi feita por ser o habitat do mico leão dourado, espécie ameaçada de extinção e que ilustra a cédula de R$ 20, fabricada pela CMB.

Premiação Benchmarking Brasil 2014
Com o case “Gestão Total de Resíduos Sólidos”, a Casa da Moeda do Brasil garantiu o 14º lugar no ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País.
O prêmio foi recebido em São Paulo, pela gerente da Seção de Controle Ambiental (SECA), do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional, Lívia Batalha. Tal premiação evidencia o alinhamento das boas práticas da CMB com a sustentabilidade.

5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da Rede A3P
O Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de internalizar os princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas. Em sua primeira participação, a Casa da Moeda (CMB) foi a vencedora da categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, com a apresentação do case “Reaproveitamento de água em processo gráfico – Sistema Aquasave”. O troféu foi entregue pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em premiação realizada em Brasília, onde a CMB foi representada pelo Superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional – DESMS, Marcos Pereira e a Gerente da Seção de Planejamento Ambiental – SEPL, Érika Queiroz.

Em virtude deste reconhecimento, a CMB recebeu o Selo A3P Laranja.

Além disso, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) conferiu à Casa da Moeda o Selo A3P: Verde, que reconhece o empenho da instituição na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
A Casa da Moeda formalizou sua adesão à Agenda em 2010. Desde então, a empresa vem desenvolvendo ações voltadas aos cinco eixos temáticos do Programa: gestão de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização de capacitação dos servidores, uso nacional dos recursos e construções sustentáveis.
Em agosto, a CMB encaminhou ao MMA o relatório das iniciativas desenvolvidas em 2013, onde foram destacadas diversas ações, como o Programa de Coleta Seletiva, o Plano de Gestão Total de Resíduos, as campanhas internas de vacinação e a ginástica laboral.

Prêmio Selo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA
No dia 02 de dezembro de 2014, em cerimônia realizada em São Paulo, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA – concedeu a Casa da Moeda do Brasil, na categoria Gestão Socioambiental Responsável, o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014. O objetivo deste Prêmio é reconhecer, estimular e certificar o compromisso com as boas práticas socioambientais das instituições através da difusão de exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida.
A Casa da Moeda se submeteu a avaliação do corpo técnico do INPRA composto por especialistas nas áreas de Direito Ambiental, Gestão de Negócios, Gestão Pessoal, Gestão Ambiental e Biólogia. “Encaminhamos um relatório com as iniciativas desenvolvidas pela CMB, destacando Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), o Plano de Reflorestamento e o Sistema de Tratamento de Efluentes”, informou o Superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (DESMS), Marcos Pereira.
Após a avaliação do INPRA, a CMB foi atestada como apta a receber o Selo Verde deste mesmo Instituto e a participar do Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Este Selo reconhece o empenho da instituição na implantação de modelos inovadores e ações socioambientais que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com o Diretor de Tecnologia, Marcone Leal, “o Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes são reconhecimentos importantes das ações relacionadas à sustentabilidade desenvolvidas pela Casa da Moeda dentro e fora da empresa”.

Premiação Benchmarking Brasil 2013
Com o case “Reaproveitamento de água em processo gráfico (Sistema Aquasave)”, a Casa da Moeda garantiu a 17ª posição, entre 85 instituições inscritas, no 11º prêmio Benchmarking Brasil, um programa de incentivo à sustentabilidade que reconhece as empresas com as melhores práticas socioambientais do país.
O prêmio foi recebido pelo Diretor Vice-Presidente de Tecnologia, Marcone Leal no auditório do Tribunal Regional Federal, em São Paulo. Segundo o diretor, além de ser motivo de orgulho estar inserido entre as empresas que buscam incorporar estratégias sustentáveis em sua gestão, a participação no evento foi uma oportunidade de conhecer práticas ambientais mais modernas e avançadas no mercado brasileiro.

Empresa Verde
Em maio de 2013, a Casa da Moeda do Brasil foi notícia na revista “Isto é Dinheiro”, na coluna de “Sustentabilidade”, pela aquisição do sistema Aquasave, que permitiu aumentar a capacidade do tratamento de efluentes gerados pela produção de cédulas e, ainda, o reaproveitamento de 90 % da água utilizada na solução de limpeza dos cilindros impressores, o que representam aproximadamente 23.700 m³/ano.
A publicação da matéria foi um reconhecimento ao compromisso da Casa da Moeda em ser uma empresa lucrativa com responsabilidade socioambiental.
- Visualize aqui o Clipping da matéria Moeda Consciente da revista “Isto é Dinheiro”