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Destaques de 2015 e 2016

Clube da Medalha

Criado em 1977, o Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil é um órgão cultural que reúne pessoas com um interesse em comum: a paixão por medalhas. O principal objetivo do clube é difundir informações sobre a numismática no Brasil por meio de exposições e lançamentos públicos de medalhas comemorativas a fatos históricos, culturais, religiosos e esportivos relevantes para o país.

As medalhas são fabricadas de acordo com o alto padrão de qualidade da CMB. São consideradas peças únicas, pois, além de serem cunhadas uma a uma, recebem acabamento manual específico como pátina (efeito de envelhecimento), contraste (mescla de polido e fosco) ou inserção de cores por aplicação manual de resina colorida.

Medalhas e moedas comemorativas

2015

Em março, os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro foram celebrados com uma medalha produzida em ouro, prata e bronze, com design inspirado no relevo do Morro Dois Irmãos e na Praia do Leblon. A CMB também produziu a Medalha 1.º de Março, concedida pela Prefeitura do Rio a cidadãos que tenham prestado bons serviços à cidade.

Uma medalha comemorativa dos 150 anos de nascimento do marechal Cândido Rondon, criada pelo Exército Brasileiro e modelada por artistas da CMB, foi lançada em maio. A produção foi de 500 peças (150 de bronze dourado, 250 de bronze, 95 de prata e 5 em ouro). Outra medalha ligada às Forças Armadas foi lançada no mês seguinte, em celebração aos 150 anos da Batalha do Riachuelo.

O esporte foi tema de duas peças. O ABC Futebol Clube, de Natal (RN), recebeu em junho a medalha comemorativa de seu centenário, produzida em ouro, prata, prata resinada, bronze dourado resinado, bronze resinado, bronze dourado e bronze. Já o Clube de Regatas Flamengo (RJ) festejou em novembro seu 120.º aniversário com uma medalha criada e modelada pela CMB.

No campo da cultura, foram lançadas três medalhas: em agosto, comemorativa aos 30 anos do festival de música Rock in Rio; em setembro, em celebração aos 50 anos de existência da fundação do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ); e, em outubro, em homenagem aos 80 anos de idade do desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.

Em dezembro, Salvador (que já foi sede da Casa da Moeda) ganhou uma moeda comemorativa. A peça integra a série Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil.

2016

O grande destaque foi o lançamento das medalhas de licenciamento da Rio 2016. Foram cinco modelos: Tocha Olímpica (elo entre o antigo e o moderno), Jogos Olímpicos na Era Moderna, Mascote Tom e a Cidade, Mascote Vinícius e a Cidade e Mascote Ginga e Time Brasil. A medalha da tocha era de ouro, a dos jogos, de prata, e as demais foram feitas em bronze.

Em agosto, a CMB lançou uma medalha em homenagem aos 100 anos da aviação naval brasileira, em versões produzidas em ouro, prata e bronze. No mês seguinte, foi a vez de homenagear o segundo centenário da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; as moedas foram oferecidas em versões de ouro, prata com resina e bronze com resina.

No dia 12 de outubro, foi lançada uma série de medalhas comemorativas dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora. Em cerimônia realizada na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP), foram apresentadas as medalhas (em prata dourada, prata e bronze). Em novembro, dentro da série Cidades Patrimônio da Humanidade, houve o lançamento de uma moeda em homenagem a Olinda (PE).

O último lançamento de 2016 foi no Rio de Janeiro: três medalhas em homenagem aos 100 anos da primeira gravação de um samba (“Pelo Telefone”, 1916), produzidas em prata dourada, prata e bronze.

Produção e vendas das moedas comemorativas Rio 2016

Produto lançadoTemas p/lançamento201420152016
1.º lançamento2.º lançamento3.º lançamento4.º lançamento
Moedas de ouro15.0115.0115.0115.011
Moedas de prata475.32070.60070.60055.400
Moedas bimetálicasCartela individual480.52078.72054.52058.520
Cartela c/ 4 moedas5.0205.0205.0205.020
Circulação comum79.900.00079.901.80079.926.00079.922.000
Totais980.065.87180.061.15180.061.15180.045.951

Com um total de 320.234.124 unidades produzidas, a CMB teve um faturamento de R$ 145.513.118,63 e um lucro estimado de R$ 14.551.311,86.Fonte: Seção de Atendimento ao Sistema Monetário (Semo).

O lançamento do passaporte de 10 anos

O novo passaporte comum brasileiro, com validade de 10 anos, foi lançado em julho de 2015 em um projeto conjunto entre a Casa da Moeda do Brasil, o Departamento de Polícia Federal (DPF), o Ministério das Relações Exteriores e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Fabricado exclusivamente pela CMB, o documento incorpora algumas mudanças com o objetivo de assegurar a validade de 10 anos. Elas incluem o uso de uma nova tinta de segurança e a introdução de um modelo criptográfico que garante a integridade e o controle de acesso aos dados biográficos e às informações biométricas do portador gravadas no chip. A Casa da Moeda investiu R$ 7,5 milhões em novos equipamentos, que ampliaram a capacidade de produção anual para mais de 3 milhões de passaportes.

A produção de passaportes sofreu interrupções não previstas em 2016. Ocorreu um descompasso no fluxo normal de fornecimento de insumos para a produção, situação que se estendeu por aproximadamente dois meses e que foi regularizada em junho. No mesmo mês, um dos equipamentos de perfuração a laser usado na produção das cadernetas apresentou um problema crítico, o que levou à paralisação da produção e ao início imediato de um processo de diagnóstico e reparo da peça avariada.

Com tudo isso, o prazo normal para a entrega dos passaportes aos cidadãos foi ampliado. Para atender à demanda reprimida, a Casa da Moeda foi autorizada pelo DPF a produzir uma série especial de passaportes sem a numeração perfurada (mas totalmente válidos e munidos de todos os demais itens de segurança). A produção foi estabilizada em outubro, com a retomada dos prazos usuais. A regularização exigiu um esforço extra de diversos departamentos envolvidos direta e indiretamente com o processo, para dar conta da finalização e entrega de um total de 190 mil passaportes acumulados.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

A Casa da Moeda recebeu, em novembro de 2015, o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Em sua quinta edição, a premiação reconhece o trabalho de empresas em favor de um ambiente e relações de trabalho livres de situações de discriminação e preconceito de gênero e raça. A CMB aderiu voluntariamente ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2013. Desde então, já realizou várias iniciativas em prol da equidade, como a inclusão cadastral de companheiros homoafetivos como dependentes para fins de dedução no Imposto de Renda, a utilização do nome social no âmbito da empresa e a promoção de palestras sobre intolerância religiosa, diversidade humana e questões de gênero e raça. [GRI G4-15]

Apostila de Haia

Em 15 de agosto de 2016, a Casa da Moeda lançou (em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça) a Apostila de Haia. Sua finalidade é permitir que um documento público nacional seja reconhecido em um país estrangeiro, nos termos da Convenção de Haia, tratado assinado pelo Brasil no segundo semestre de 2015. A apostila torna a legalização de documentos entre os 112 países signatários mais simples e ágil, com o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil. O produto é fabricado exclusivamente pela CMB, conforme a Resolução 228 do CNJ (22/06/2016), e pode ser obtido nos cartórios em todo o território nacional.

Certificações da ABNT

A CMB já era uma empresa certificada na ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e, em julho de 2015, conquistou duas certificações concedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a comprovação de que sua Política de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) cumpre as normas estabelecidas pela ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e pela OHSAS 18001 (Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional). As certificações, conquistadas após auditorias da ABNT para verificação e conformidade, atestam a implementação dos requisitos para gestão ambiental e gestão de saúde e de segurança do trabalho.

Já em 2016, a empresa foi certificada pela ABNT NBR 15.540, que tem como objetivo demonstrar o grau de solidez da estrutura do Sistema de Gestão de Segurança para Tecnologia Gráfica. Seu escopo especifica os requisitos necessários para que uma empresa possa ser reconhecida comprovadamente como participante da cadeia produtiva do impresso de segurança.

As certificações atestam a implementação dos requisitos para gestão da qualidade, ambiental, da saúde, da segurança do trabalho e da segurança gráfica

Prêmios recebidos em 2015 e 2016


Prêmio Benchmarking Brasil
A Casa da Moeda foi premiada em 2015 e em 2016 pelo Programa Benchmarking Brasil, promovido pelo Instituto Mais. A iniciativa seleciona os melhores cases de gestão ambiental coorporativa, com o objetivo de fortalecer e incentivar a adoção das boas práticas socioambientais nas empresas e instituições brasileiras. Com a inscrição do case “Reflorestamento voluntário para neutralização das emissões de gases efeito estufa”, a empresa obteve índice técnico superior a 7.1, que garantiu a 11.ª colocação na premiação em 2015. No ano seguinte, o case premiado foi “Produção sustentável”, que obteve nota superior a 7.4, suficiente para atingir a 8.ª colocação.

Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade A3P
A premiação é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de internalizar os princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos. Em 2016, entre mais de 90 empresas inscritas, a Casa da Moeda foi uma das finalistas do prêmio na categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, com o projeto “Reflorestamento para neutralização dos gases de efeito estufa”.