ICONOGRAFIA E CRÉDITOS

Amanda Vaccani do Carmo


Pesquisa Amanda Vaccani

Amanda Vaccani do Carmo é a responsável por imagens da fauna marinha presentes no documento: estrela-do-mar, cavalo-marinho e corais.

Você pode encontrar mais informações sobre a colaboradora da iconografia do passaporte e sobre o Projeto Cavalos-Marinhos, associado às imagens cedidas.

Antônio Carlos de Freitas



Antônio Carlos de Freitas é o responsável pelas imagens do passaporte que representam diversas espécimes da flora e da fauna brasileira, bem como da cultura do país: Araucárias, Berrante, Capivara, Carcará, Caxinguelê, Chalana, Coruja-buraqueira, Curiacaca, Pinha e Pinhão, Gralha-azul, Ema, Flor da Lobeira, Flor e Fruto (Pequi) do Pequizeiro, Gavião-belo, Jacaré-do-pantanal, Rã Amazônica, Saguí-de-tufos-brancos, Siriema, Tartaruga-marinha, Tamanduá-bandeira, Tuiuiú, Veado Pantaneiro, Viola-de-cocho, boneca de palha de milho e Vitória-régia.

Você pode encontrar mais informações sobre o colaborador da iconografia do passaporte e seu acervo fotográfico.

Associação dos Artesãos de Novo Airão


Artesãos de Novo Airão

A Associação de Artesãos de Novo Airão - AANA , localizada no Amazonas, é responsável pela imagem do artesanato em fibras de palmeira presente no passaporte. O artesanato foi produzido por Johainy Belém de Souza, artesã e representante da Associação.

A AANA surgiu em 1996, com o intuito de gerar renda para os moradores locais a partir do trabalho manual.

Associação dos Artesãos de Santarém


Artesãos de Santarém

O Grupo Consciência Indígena - SEBRAE Santarém

Objetos tradicionais produzidos com o fruto da cuieira (Crescentia cujete) na forma de cuias, tigelas, copos, fruteiras, maracás, utilizados para servir o principal prato da culinária paraense, o tacacá.

As cuias de Santarém são caracterizadas pela coloração preta com ornamentos característicos florais ou geométricos, na maioria dos casos pintados na cor branca.

Associação Mestre Noza de Juazeiro do Norte


Associação Mestre Noza

A Associação Mestre Noza de Juazeiro do Norte, localizada no Ceará, é responsável pelas imagens dos personagens dos festejos de reisado do Cariri cearense, presentes no passaporte. As peças foram produzidas pelo artesão Arnaldo (Cícero Arnaldo Lopes da Silva), talhadas em madeira de umburana ou cedro.

Fundada em 1985, por artesãos locais, a Associação Mestre Noza de Juazeiro do Norte é um elo forte na cadeia das instituições culturais do Cariri.

Conheça mais sobre a Associação acessando seu Instagram.

Casa da Cultura Erci Oliveira Gaio


Casa de Cultura Erci Gaio

A Casa da Cultura Erci Oliveira Gaio, localizada em Itaiópolis/SC, é responsável pela imagem das pêssankas e bordados com padrões geométricos presentes nos passaportes. Uma das missões da entidade é transmitir para as gerações futuras as heranças dos imigrantes ucranianos que vieram como colonos, especialmente para a região sul do país, com forte presença em estados como Santa Catarina e Paraná.

Para mais informações você poderá acessar o Portal do Turismo, bem como o Centro Nacional do Folclore.

Casarão das Rendeiras de Florianópolis


Casarão Rendeiras de Florianópolis

O Casarão das Rendeiras de Florianópolis é responsável pela imagem da renda de bilro, presente no passaporte.

O Casarão, localizado na Lagoa da Conceição, é ponto de referência para a produção e comercialização da renda de bilro, símbolo cultural de Florianópolis, trazida pelos imigrantes açorianos no século XVIII.

Para mais informações você poderá acessar o Guia Floripa, bem como o Centro Nacional de Folclore.

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP


Centro Nacional de Folclore

Popularmente conhecido como Museu do Folclore, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP constitui-se como uma das maiores fontes para a pesquisa iconográfica do projeto do passaporte, tendo sido responsável pelas imagens da Canoa tradicional à vela no Maranhão, do casario típico da arquitetura da cidade de Marechal Deodoro/AL e dos Instrumentos indígenas da etnia Ashaninka/AC.

O CNFCP é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro.

Cícero Lages


Cícero Lages

Cícero Batista Eleutério da Silva, conhecido como Cícero Lages, é responsável pela imagem das flores do Mandacaru, presente no passaporte.

Cícero é formado em História, condutor de trilhas e fotógrafo. Você pode encontrar mais informações no acervo fotográfico deste coloborador.

Elvis Palma


Elvis Palma

Elvis Palma, fotógrafo de Laguna/SC, é o responsável pelas imagens dos botos, farol e monumento à Anita Garibaldi, presentes no passaporte.

Você pode encontrar mais informações no acervo fotográfico deste colaborador.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA


Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA é responsável pelas imagens do guaraná e do pirarucu, presentes no passaporte. A fotografia do pirarucu foi realizada pela fotógrafa Síglia Regina dos Santos Souza e a fotografia do guaraná foi realizada pelo fotógrafo Felipe Rosa, ambos associados à instituição.

Família Cândido


Família Cândido

A família Cândido é responsável pelas imagens de artesanatos em argila, presentes no passaporte. Maria de Lourdes Cândido e suas filhas, Dora Monteiro Cândido e Corrinha Monteiro Cândido, são artesãs de Juazeiro do Norte/CE. A Família Cândido destaca-se pela produção de temas, uma tradição repassada entre gerações. As peças retratam cenas da vida sertaneja, moldadas em barro e singelamente coloridas, mostrando narrativas diversas da cultura do povo.

Para mais informações você poderá acessar a Central de Artesanto do Ceará, bem como o FaceBook da Arte Popular do Brasil.

Família Cardoso


Família Cardoso

A família Cardoso é responsável pela imagem da cerâmica Icoaraci, presente no passaporte. Artesãos do distrito de Icoaraci/PA, a família Cardoso produz cerâmicas tradicionais de forte influência Marajoara, cuja produção se iniciou na década de 70, pelas mãos de Raimundo Saraiva Cardoso, o mestre Cardoso. Hoje sua família dá continuidade ao legado de sua obra.

Você pode encontrar mais informações no portal da Arte Popular do Brasil.

Francorli Lima


Francorli Lima

Francisco Correia Lima, conhecido como Francorli, é responsável pela xilogravura Vida e Morte de um Sertanejo, presente no passaporte. Francorli é xilogravador de Juazeiro do Norte/CE, e retrata em sua obra o cotidiano do povo sertanejo.

Você pode encontrar mais informações acessando o acervo fotográfico deste colaborador.

Fundação Athos Bulcão


Fundação Athos Bulcão

A Fundação Athos Bulcão é responsável pela imagem dos painéis de azulejo, fonte de inspiração para composições presentes no passaporte. Os painéis e murais de azulejo são uma das características marcantes da Fundação, criada para preservar e divulgar a obra do artista plástico Athos Bulcão.

Você pode encontrar mais informações acessando o portal da Fundação Athos Bulcão.

Artesanato em Capim Dourado - Jalapão - TO


Capim dourado

Fotografia: Governo do Estado do Tocantins
O capim dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland), ocorre em campos úmidos próximos a veredas em diversas regiões do Cerrado (por exemplo, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia). Na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.

Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.

O artesanato de capim dourado chegou ao Jalapão em meados de 1920 pelas mãos de índios Xerente. A arte foi aprendida por moradores da comunidade quilombola da Mumbuca e, desde então, é passada de geração em geração nas comunidades jalapoeiras.

Matérias relacionadas à atividade:

Hiroyuki Hirasawa


Hiroyuki Hirasawa

Hiroyuki Hirasawa, empregado da Casa da Moeda do Brasil, é responsável pela imagem dos profetas de Aleijadinho, utilizada no passaporte. Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1800 e 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, localizadas no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas/MG.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN


IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN é responsável pelas imagens do Teatro Amazonas e do Mercado Ver-o-Peso - Belém/PA, utilizadas no passaporte.

O Teatro Amazonas é o principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Inaugurado em 1896 para atender aos anseios da elite local durante o auge do ciclo da borracha, seu estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos. A decoração interna é de autoria do artista pernambucano Crispim do Amaral e do italiano Domenico de Angelis.

O Mercado Ver-o-Peso é um dos principais pontos turísticos de Belém/PA, localizado às margens da Baía do Guajará. Inaugurado em 1901, o mercado é um dos mais antigos do Brasil e reúne uma diversidade de produtos regionais, como frutas, peixes, ervas medicinais, artesanato e comidas típicas. O complexo arquitetônico é tombado pelo IPHAN desde 2002.

Jardim Botânico de Curitiba


Jardim Botânico de Curitiba

Fotografia: Teresa Cristina Piva (acervo pessoal).

Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - Jardim Botânico de Curitiba.

João Quental


João Quental

João Quental, fotógrafo e ornitólogo, é responsável pelas imagens da Harpia (Gavião-Real) e da Asa Branca, utilizadas no passaporte. João Quental é um dos mais renomados fotógrafos brasileiros especializados em pássaros.

Para mais informações você poderá acessar o acervo fotográfico deste colaborador, bem como, o seu perfil no Portal Wikiaves.

José Carlos Braga


José Carlos Braga

José Carlos Braga, empregado da Casa da Moeda do Brasil, é responsável pelas imagens das pipas e da canoa caiçara, presentes no passaporte. As pipas são brinquedos tradicionais, feitos com varetas de madeira, papel, linha e cola. Em cada localidade recebe nomes diferentes e podem ter formatos ligeiramente modificados.

Já a canoa caiçara é um tipo de embarcação construída artesanalmente pelo povo tradicional dos litorais de São Paulo e do Paraná e nas regiões de Paraty e Angra dos Reis. As populações caiçaras utilizam essas canoas para a pesca de subsistência e a técnica de construção é passada adiante entre as gerações como tradição oral.

Juliana Souza


Juliana de Souza

Juliana Souza, empregada da Casa da Moeda do Brasil, é responsável pela imagem do monumento “Os Candangos”, presente no passaporte. O monumento “Os Candangos” é uma obra escultural de Brasília, no Distrito Federal, localizada na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto. A escultura foi criada em 1959 pelo escultor Bruno Giorgi.

Juliana contribuiu, ainda, com grafismos baseados nos adornos das tradicionais roupas de couro dos vaqueiros nordestinos; e com a composição de fundos do documento, inspirando-se nos padrões “Arlequinados” das tradicionais decorações de rua do Carnaval Carioca e nos padrões das tradicionais calçadas da cidade de São Paulo, projeto original da arquiteta e artista Mirthes dos Santos Pinto.

Lilian do Nascimento Batista


Lilian Nascimento Batista

Lilian do Nascimento Batista é responsável pelas fotografias do Aguapé, que ilustram algumas marcas d’água presentes no passaporte.

O Aguapé é uma planta aquática típica do Pantanal.

Você pode obter mais informações acessando o acervo fotográfico desta colaboradora.

Luciano Loureiro Duarte


Luciano Loureiro Duarte

Luciano Loureiro Duarte, empregado da Casa da Moeda do Brasil, é responsável pelas imagens da Praça da Apoteose, Sambódromo e calçadão da praia de Copacabana, todos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, que compõem o projeto do passaporte.

Luiz Cavalcanti Damasceno


Luiz Cavalcanti Damasceno

Luiz Cavalcanti Damasceno, empregado aposentado da Casa da Moeda do Brasil, é fotógrafo especializado em aves e responsável pelas imagens do Beija-flor, Mico-Leão-Dourado, Maria-Farinha, Onça-pintada, presentes no passaporte.

Você pode encontrar mais fotografias deste colaborador no portal Wikiaves.

Marcelo Visentini Kitahara


Marcelo Visentini Kitahara

Marcelo Visentini Kitahara é responsável por imagens da fauna marinha presentes no passaporte: água-viva, peixe-cofre-colmeia, fragatas.

Você pode encontrar mais informações sobre o colaborador acessando seu Currículo Lattes, e da mesma forma, observar fotos da nossa fauna marinha, a partir do portal Cifonauta.

Marise Ferreira da Silva


Marise Ferreira Silva

Marise Ferreira da Silva, empregada da Casa da Moeda do Brasil, é responsável por imagens da fauna, flora e da cultura brasileira, presentes no passaporte: Bromélia, Tucano, instrumentos musicais (pandeiro, agogô, berimbau), bota e boleadeira gaúchas.

Museu de Arte de São Paulo - MASP


Museu de Arte de São Paulo - MASP

O Museu de Arte de São Paulo - MASP é responsável pela imagem histórica do prédio do Museu, exposta em seu acervo fotográfico e, agora, presente no passaporte. O MASP foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, sendo o primeiro museu moderno no país.

Você pode encontrar mais informações acessando o portal do Museu de Arte de São Paulo - MASP.

Museu do Índio - FUNAI


Museu do Índio

O Museu do Índio é responsável pela imagem da Boneca Ritxoko presente no passaporte. O termo “Ritxoko” é utilizado na língua feminina Karajá para denominar as bonecas de cerâmica.

O Museu do Índio, vinculado à Fundação Nacional do Índio - Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas, bem como, para a preservação e promoção do patrimônio cultural indígena.

Você pode encontrar mais informações acessando o portal Museu do Índio.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore


Museu Theo Brandão

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) é responsável pelas imagens de artesanatos com bordado em renda filé, uma das marcas do artesanato de Alagoas e tipicamente uma manifestação do complexo estuarino Mundaú-Manguaba. As imagens foram utilizadas como referência para a composição de elementos presentes nas páginas do bioma Caatinga, representado no passaporte.

Palácio Gustavo Capanema


Palacio Gustavo Capanema

O Palácio Gustavo Capanema, localizado no Rio de Janeiro, é responsável pela imagem do mural de Cândido Portinari.

O Palácio Capanema, tombado pelo IPHAN em 1948, representa o marco da arquitetura moderna em nosso país e conta com um acervo artístico de grande relevância, incluindo o mural de azulejos de Cândido Portinari, cujos elementos ilustram as primeiras páginas do passaporte. A fotografia do mural de João Cândido Portinari foi registrada pela Fundação Portinari.

Para mais informações acerca da obra de Cândido Portinari, você poderá acessar o portal da Fundação Portinari.

Secretaria Municipal de Turismo de Vitória - ES


Secretaria de Turismo - ES

A Secretaria Municipal de Turismo de Vitória/ES é responsável pela imagem do Parque Municipal Pedra da Cebola, localizado em Vitória, Espírito Santo. O registro utilizado no passaporte foi realizado pelo fotógrafo Leonardo Silveira, associado à Secretaria. O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves.

Você pode encontrar mais informações no portal da Prefeitura Municipal de Vitória.