Jovem Aprendiz

Sobre o Programa

Em 2025, a Casa da Moeda do Brasil (CMB) está reformulando o Programa Jovem Aprendiz, com o objetivo de torná-lo mais estratégico e voltado à inclusão social e profissional de jovens do município de Itaguaí/RJ e região, onde está localizada a empresa.

Agora, o programa passa a priorizar a comunidade do entorno, contribuindo diretamente para a formação de mão de obra qualificada na região e fortalecendo os laços da CMB com o desenvolvimento local.

Com o novo formato, 150 jovens cadastrados no banco de dados da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Itaguaí e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) participarão de uma prova de seleção de caráter eliminatório. Nesta etapa, 50 (cinquenta) candidatos serão selecionados para integrar o Programa Jovem Aprendiz da CMB e realizar curso técnico no SENAI.

Os jovens cadastrados no banco de dados que tiveram alterações nos dados de contato devem atualizar as informações junto à SMAS – Programa Jovem Aprendiz, entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025.

Com essa nova estrutura, a Casa da Moeda reforça seu compromisso com a educação, a qualificação profissional e a responsabilidade social, preparando jovens para o mercado de trabalho e contribuindo para o crescimento de Itaguaí e região.

Contato da SMAS: pja.smas@itaguai.rj.gov.br
Endereço: Rua General Bocaiuva, 880 - Centro - Itaguaí/RJ

Órgão responsável

O órgão responsável pela gestão do Programa no âmbito da Casa da Moeda do Brasil - CMB é o Departamento de Pessoas - DEGEP.

Pré-requisitos para os candidatos

O candidato para se inscrever no programa Jovem Aprendiz deve:

  • Estar matriculado e frequentando a escola, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental caso não tenha concluído o Ensino Médio.
  • Residir no município de Itaguaí/RJ
  • Estar inscrito no Cadastro Único – CadÚnico
  • Ter realizado a inscrição no programa de jovens aprendizes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaguaí/RJ.
  • Destinado a adolescentes e jovens de no mínimo 14 anos para iniciar o curso e no máximo 17 anos, ressalvado o aprendiz com deficiência, que não precisa atender a este limite de idade.

Duração do Contrato

De 01/12/2025 a 20/10/2026

Carga horária

Quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, em um total de 20 horas semanais.

Remuneração

Salário de R$ 712,99 (setecentos e doze reais e noventa e nove centavos).

Benefícios oferecidos

Vale-transporte.

Curso

Mecânico de Manutenção

Cronograma


Cronograma Jovem Aprendiz


Leia o Edital na íntegra aqui.