Emissões Atmosféricas


Marca GHG Protocol

(*)




O inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE) da CMB segue a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, o método mais utilizado por empresas e governos para a realização desse tipo de inventário.

As questões relacionadas aos impactos provenientes das mudanças climáticas estão cada vez mais no cotidiano da sociedade, e as empresas com responsabilidades sociais ativas têm em seus objetivos mensurar, controlar e reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.

A elaboração do referido inventário é essencial para a continuidade da compreensão do perfil das atividades e do volume de emissões de GEE na Casa da Moeda do Brasil, sendo estes gases, considerados por alguns cientistas o grande causador das mudanças atípicas do clima.

Os dados coletados são verificados por terceira parte independente desde 2013, recebendo desde então a qualificação Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, garantindo maior transparência, integralidade e vigor ao processo, com o atendimento aos critérios estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 14064-1:2007 e ao Programa.

Em concordância com o princípio de transparência aplicada sobre as informações, a CMB divulga seus relatórios de GEE no portal Registro Público de Emissões do Programa, que segue abaixo ou pode ser acessado no link:

https://www.registropublicodeemissoes.com.br/participantes/1178

Os limites operacionais foram definidos conforme estabelece o Programa Brasileiro GHG Protocol, seguindo a categorização em Escopo 1 (emissões diretas de GEE), Escopo 2 (emissões indiretas de GEE relacionadas à energia) e Escopo 3 (outras emissões indiretas de GEE).


Grafico Comparativo Emissoes GEE em barra


Segue comparativo do ano atual com o ano base, 2013, contendo o impacto por categoria no quantitativo total de emissões de GEE.


Grafico Comparativo Emissoes GEE em pizza


Após o Inventário de GEE, ano referência 2017, ao passar por auditoria independente de verificadora acreditada pelo INMETRO, a CMB recebeu pela nona vez consecutiva o Selo Ouro no programa Brasileiro GHG Protocol.


Grafico Comparativo Emissoes GEE em pizza

(**)



(*)A veiculação deste logo não valida o conteúdo do inventário ou qualquer prática de gestão, redução ou compensação de emissões de Gases Efeito Estufa (GEE). O logo indica que a organização exerce a prática de mensuração e publicação de suas emissões de GEE nos moldes do Programa Brasileiro GHG Protocol.
(**)Este selo não valida as informações contidas no inventário e não qualifica a organização quanto a seu desempenho na gestão das emissões, mas sim quanto à abrangência do inventário produzido pela organização no referido ano.