Recursos Hídricos
O Reuso da Água
O manejo consciente dos recursos naturais é fundamental para garantir qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Atenta a isso, a CMB vem incluindo, sempre que possível, o reuso de água na especificação de novas tecnologias. Um dos grandes e recentes investimentos da empresa foi a aquisição de um sistema de reaproveitamento da solução de limpeza utilizada em processos gráficos. A solução é composta principalmente de água e tem como função remover o excesso de tinta deixado nos cilindros durante o processo de impressão de cédulas.

Inaugurado em abril de 2013, o sistema aponta para uma redução de cerca de 90% do consumo de água e de produtos químicos provenientes da rede pública de abastecimento, atingindo um reaproveitamento de mais de 30 mil litros por dia, até o fim de 2018. Adicionalmente, a CMB reduziu a quantidade de resíduos sólidos gerados no processo de tratamento dos efluentes e, consequentemente, diminui o seu envio aos aterros industriais, o que demonstra o alinhamento da empresa com as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

Outro projeto que merece destaque é o novo sistema de tratamento de efluentes sanitários, que contempla o reuso da água tratada para uso na torre de refrigeração, em mictórios e nas descargas sanitárias, na irrigação de jardins e na lavagem de pisos e de veículos. Ele terá capacidade de tratamento de todo o efluente sanitário gerado na CMB em Santa Cruz e gerará, em torno de, 300 mil litros de água por dia, o que representará um expressivo ganho ambiental para a empresa e a sociedade.