Recursos Hídricos

Em funcionamento desde 2013, o sistema de Reaproveitamento de Água - AQUASAVE reduz significativamente o consumo de água e de produtos químicos para utilização na impressão de cédulas. Por reaproveitar o efluente gerado, além da economia com água e insumos, o sistema possibilita uma drástica redução no descarte final de efluentes e na quantidade de resíduos sólidos gerados no processo de tratamento.


Sistema de reaproveitamento da solução de limpeza
*2022 - dados referentes até o mês de novembro/2022


Em 28 de julho de 2022, foi inaugurado o sistema de reuso de efluentes da CMB, capaz de tratar grande parte da água utilizada pela CMB, eliminando os poluentes e possibilitando o retorno do recurso tratado na torre de refrigeração e em descargas. Com o novo Sistema em pleno funcionamento, a expectativa é que o consumo atual da Casa seja reduzido de forma substancial, podendo chegar a até 50% o era consumido até então. Além de reduzir os impactos ambientais das operações da CMB e de gerar uma economia anual na ordem de R$ 4 milhões para a Empresa, o Sistema de Reuso de Água diminuirá a dependência da empresa com relação à concessionária, garantindo maior segurança hídrica para a Casa da Moeda.

Apesar de bastante recente, o sistema já presenta resultados satisfatórios. Em menos de um semestre de operação, já foram economizados quase 15.000m³ de água, com redução de custos com água e esgoto até o momento na ordem de R$600.000,00.


Tabela Solução Recebida x Solução Recuperada
Sistema de Reuso da Água da Casa da Moeda do Brasil